Publicidade
Início Notícias Gestão Gigante de logística do Panamá investe em transformação digital no Brasil

Gigante de logística do Panamá investe em transformação digital no Brasil

0
Publicidade

A Maersk, uma das maiores empresas de logística do mundo com atuação de ponta a ponta, está acelerando sua transformação no Brasil e aumentando a oferta de serviços de logística terrestre e digital para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Robbert van Trooijen, CEO para a América Latina da Maersk, afirma querer crescer ainda mais no Brasil e tornar-se uma das maiores empresas de logística até 2025 no país. “Para atingir esse objetivo, queremos aprofundar nossa oferta de serviços e logística terrestre, bem como contribuir para a digitalização da logística brasileira como um todo, acelerando nossa transformação na maior economia da América Latina”, completa.

A Maersk está acelerando sua transformação de maior empresa de transporte marítimo de contêineres do mundo em uma empresa de logística integrada de ponta a ponta, aumentando seu foco em logística e serviços terrestres, bem como usando inteligência artificial e o lançamento de novas ferramentas on-line para digitalizar o transporte em todo o mundo. Esses serviços imobiliários incluem a gestão da cadeia de abastecimento e a Customs House Brokerage (corretora aduaneira), por exemplo.

“Estamos fornecendo serviços de logística integrada ponta a ponta, movendo mercadorias do chão de fábrica para um supermercado usando logística terrestre, aérea ou marítima, por exemplo. Queremos conectar e simplificar toda a cadeia de abastecimento de nossos clientes, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, dando-lhes as ferramentas para tomar as melhores decisões logísticas para suas necessidades. Para fazer isso, lançamos uma série de ferramentas digitais, incluindo NeoNav, Twill e Maersk Spot, para ajudar as empresas de todos os portes a obter uma vantagem competitiva”, diz Trooijen. “Queremos dar aos nossos clientes um portfólio completo de serviços de cadeia de suprimentos, bem como fornecer a eles uma visão completa de como suas mercadorias estão sendo transportadas, com transparência inédita, por meio do rastreamento em tempo real dos produtos. Graças às nossas ferramentas digitais, os clientes podem organizar melhor suas cadeias de suprimentos, bem como tomar decisões informadas e em tempo real, o que representa uma grande vantagem”, acrescenta.

Em termos de ferramentas digitais, o NeoNav tem a capacidade de auxiliar as grandes empresas na movimentação de mais de 50 mil contêineres por ano, reduzir o estoque em até 30%, aumentar a receita em 1%, diminuir os custos das mercadorias vendidas em até 2%, reduzir os custos em até R$ 200 por contêiner e tomar decisões em tempo real graças à plataforma de inteligência artificial da ferramenta. Com a Maersk Spot, as empresas podem reservar online o transporte de ponta a ponta de seus contêineres a

preços fixos e saber que seus espaços estão garantidos. Já o Twill está focado em ajudar pequenas e médias empresas no Brasil a movimentar mercadorias de porta em porta, ainda que muitas vezes não tenham equipes internas de logística, tempo, conhecimento ou recursos para lidar com a complexidade de movimentar seus próprios produtos em todo o mundo.

“A Maersk desenvolveu ferramentas para ajudar empresas brasileiras de todos os portes a digitalizar suas cadeias logísticas e ganhar vantagem competitiva, o que é muito importante em tempos desafiadores como este”, conta Trooijen. “Achamos que com essas ferramentas, o Brasil tem uma oportunidade real de se tornar um líder em logística digital na região e no mundo. O Brasil é um país inovador e por causa da pandemia, o digital veio para ficar”, complementa.

A estratégia desenvolvida pela empresa tem apresentado resultados positivos. Para Maersk Spot, os volumes triplicaram no Brasil em 2020 e para o Twill, aumentaram seis vezes. “Os clientes do Twill dobraram no país durante o último ano e esperamos ver um crescimento acelerado novamente em 2021”, comemora Trooijen, referindo-se à como os volumes entre janeiro e abril de 2021 são a soma de todas as cargas movimentadas pelo Twill em 2020 na maior economia da América Latina.

“O Brasil tem a oportunidade de se tornar um grande parceiro comercial do mundo, reduzindo barreiras para viabilizar o comércio, reformar as leis fiscais e trabalhistas, bem como chegar a acordos sobre novos pactos comerciais”, explica Trooijen. “Queremos contribuir para esse crescimento e viabilizar o comércio brasileiro ao redor do mundo, pois continuamos focados na transformação de longo prazo da Maersk, priorizando a demanda do cliente por logística integrada”, finaliza.

Para 2021, Trooijen vê crescimento de dois dígitos para a Maersk no Brasil. A empresa investiu mais de US $ 7 bilhões na maior economia da América Latina desde 2010 e hoje sustenta mais de 50 mil empregos diretos e indiretos no país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile