Aplicativo torna o Paraná mais verde

0

O aplicativo Paraná Mais Verde já está no ar para empresas e moradores de todo estado que querem um planeta mais arborizado e sustentável. Desenvolvido pela Codex para o governo do Estado do Paraná, a solução digital facilita o acesso de pessoas e empresas aos 19 viveiros do estado para solicitação gratuita de mudas de plantas nativas, impulsionando a Agenda Verde do governo. A gestão é feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que monitora o cultivo, a retirada e a finalidade do plantio.

As mudas podem ser utilizadas para arborização urbana, revitalização de áreas comunitárias, ações ambientais coletivas, projetos de pesquisa, reflorestamento e ainda para compensação compulsória. Para pessoas físicas, o limite é de 100 mudas por ano e o pedido é aprovado automaticamente, gerando um QR Code para retirada no viveiro selecionado. Empresas podem ir além das 100 mudas, mas a aprovação depende de análise técnica ambiental.

A solução da Codex também conta com um espaço para compartilhamento de fotos e status das mudas plantadas, fomentando uma comunidade cada vez mais consciente e engajada com a preservação do meio ambiente. No módulo Conheça a Espécie, o usuário tem acesso a uma lista com cerca de 100 plantas nativas cultivadas nos viveiros do estado, auxiliando o público na escolha das mudas de acordo com a finalidade e região. Enquanto no módulo Detetives da Natureza, a ONG iNaturalist ajuda na identificação de milhares de outras espécies, com envio de fotos.

"A tecnologia é uma grande aliada do meio ambiente e esta é apenas uma das soluções que a Codex oferece para auxiliar o Poder Público na implementação de suas iniciativas ambientais. Com o aplicativo  Paraná Mais Verde, o IAT consegue auxiliar os cidadãos na escolha das espécies mais adequadas para plantio e monitorar o cultivo das mudas nativas, garantindo a preservação da flora regional" afirma Luiz Marchiori, diretor executivo de Meio Ambiente e Governo da Codex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.