Metaverso: Hortifruti Natural da Terra lança loja digital imersiva

0

A rede Hortifruti Natural da Terra, referência em produtos frescos e maior rede hortifrutigranjeira do país, anuncia o lançamento de um novo e inovador canal de vendas – o Quintal Virtual.

Em um ambiente imersivo, o Quintal Virtual é um jeito diferente de conectar a realidade do varejo físico ao digital. Na prática, é a expansão da experiência de compra por meio de tecnologias disruptivas, como a realidade virtual e a realidade aumentada. A concepção do projeto foi realizada em parceria com a Fábrica de Startups, innovation studio, que recebeu em seu espaço empreendedores dispostos a criar soluções para a Hortifruti Natural da Terra. Durante o programa, os participantes foram convidados a criar modelos de delivery, levar a experiência da compra física para o ambiente online e a venda cruzada.

"O programa que realizamos com a Hortifruti Natural da Terra foi importantíssimo para pensarmos em uma forma de atrair a atenção do consumidor e oferecer uma experiência única. Não só de compras, mas sensorial por meio da tecnologia", Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups.

Com isso, o ambiente modelado 3D junto à navegação em 360º começaram a ser desenvolvidos antes mesmo dos anúncios do tão comentado Metaverso. A iniciativa coloca a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil na liderança quando o assunto é transformação digital voltada para Web 3.0.

Em um primeiro momento, a solução estará disponível para experimentação do cliente na loja no Leblon (Rua Adalberto Ferreira), que servirá como base de distribuição para os moradores locais. Lá a experiência será feita com óculos de realidade virtual. Mas para acessar de casa, o cliente também poderá acessar sem óculos, usando uma URL pelo computador ou smartphone.

Ao digitar seu Cep o cliente terá acesso a um ambiente online de compras inusitado: uma grande floresta. A escolha da ambientação teve o objetivo de oferecer uma experiência de compra única e lúdica, conectada ao verde, à natureza e ao frescor. Ao clicar no item desejado o cliente visualiza o valor e a descrição, e definirá a quantidade a ser adicionada no carrinho virtual. Ao finalizar a compra, automaticamente os produtos já estarão disponíveis para o cliente levar (se ele estiver usando a solução na loja) ou para envio (se for via delivery).

Dados como tempo de permanência do cliente no espaço, número de interações, produtos vendidos e mapas de calor serão utilizados para estudar e aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário.

"Estamos presenciando uma verdadeira transformação digital em todos os setores da sociedade, e isso é muito positivo, uma nova forma de nos conectar ao público consumidor e inovar a experiência de compra do cliente em qualquer local, inclusive na loja física. A realidade virtual é transformadora para o varejo, e está elevando o e-commerce a um novo patamar" — conta Fábio Amorim, CEO da rede Hortifruti Natural da Terra. Atualmente, as vendas por canais digitais — site e app próprios, Whatsapp, marketplaces, Rappi e iFood — representam 16% do faturamento da empresa. Nosso objetivo é chegar de 20% a 25% das vendas por canais digitais no quarto trimestre de 2022.

A iniciativa será lançada, no Leblon e, ao longo dos próximos meses, já está prevista a escala para as demais lojas em quatro estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, com a bandeira Hortifruti, e São Paulo com a marca Natural da Terra.

"Queremos criar um lugar onde o foco seja a experiência e a conveniência do cliente. Por isso a ideia de um modelo figital — aquele que conecta o ambiente digital com o físico. Um dos maiores desafios para o projeto foi conseguir desenvolver um ambiente funcional e relevante onde o cliente pudesse finalizar a compra e receber da forma mais conveniente para ele. A parceria com Ava Creative nos faz sentir confiantes em lançar uma plataforma super inovadora e pioneira no varejo", diz Fernanda Coelho, Consultora de Inovação da rede Hortifruti.

O conceito da plataforma reforça a essência da empresa. "Levamos os clientes de volta para a natureza, esse espaço reflete a missão e visão do Hortifruti Natural da Terra e torna-se um híbrido entre oferecer o frescor físico das feiras livres com a usabilidade digital dos grandes mercados. O princípio é se manter alinhado com os objetivos e resultados-chave da companhia e agregar os canais de venda já existentes" afirma Ian Reis, fundador da Ava Creative.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.