O Twitter firmou acordo com a Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo americano que investiga contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas, para por fim a acusação de que ludibriava os usuários e colocava a privacidade destes em risco ao não garantir medidas adequadas de proteção às informações pessoais.
A FTC disse que as falhas de segurança na rede social de microblogs permitiram que hackers obtivessem, por duas vezes, o controle do site, incluindo o acesso a tweets que os usuários haviam designados como privados, além de ter possibilitado que eles enviassem mensagens falsas como se fossem do presidente Barack Obama e da rede de TV Fox News, entre outros.
Segundo a FTC, entre janeiro e maio de 2009, hackers que ganharam o controle administrativo do Twitter foram capazes de visualizar informações pessoais de usuários, acesso a mensagens diretas e tweets protegidos, além de redefinir a senha de qualquer usuário e enviar tweets a partir de qualquer conta de usuário.
"Quando uma empresa promete aos consumidores que suas informações pessoais estão seguras, ela deve manter essa promessa", disse David Vladeck, diretor do departamento de defesa do consumidor da FTC. "Os consumidores que usam sites de redes sociais pode escolher compartilhar algumas informações com os outros, mas eles ainda têm o direito de esperar que suas informações pessoais sejam mantidas em sigilo e segurança", completou.
- Compromisso