Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Grupo Fresenius implanta sistema de manifestação do destinatário

Grupo Fresenius implanta sistema de manifestação do destinatário

0
Publicidade

A Fresenius Medical Care, que se destaca no tratamento de diálise, implantou um sistema desenvolvido pela Veratis para recepção da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), com manifestação do destinatário, que funciona integrado ao software de gestão empresarial (ERP) SAP.

Dessa forma, a empresa garante a conformidade com as exigências do Fisco, para que os documentos fiscais eletrônicos sejam armazenados em meio digital e não apenas a nota fiscal, mas principalmente o arquivo XML, que tem validade legal.

“A implementação da nova solução representava um grande desafio, pois o Grupo Fresenius no Brasil é composto por três empresas com um alto volume de notas fiscais por mês. O processo não poderia causar nenhum impacto negativo em nenhuma parte da operação dessas empresas”, explica Thiago de Oliveira, coordenador Fiscal da Fresenius Medical Care.

Antes do projeto, a Fresenius checava o recebimento do XML através do e-mail e, posteriormente, fazia o lançamento direto no SAP, sem um vínculo definido entre o XML e a nota fiscal.

Além disso, o armazenamento dos arquivos não possibilitava a busca dos arquivos por data ou fornecedor, por exemplo, o que poderia gerar um grande trabalho no momento de uma fiscalização.

A nova resolução representava uma grande mudança, pois o processo teria que passar por mais duas etapas antes do registro final: entrar na caixa de e-mail e procurar o XML e, em seguida, entrar no site da Secretaria da Fazenda e consultar se a nota estava válida.

A solução da Veratis utiliza um módulo de entrada automática através do sistema de mensageria e um monitor de recebimento de documentos fiscais dentro do próprio SAP.

É feito um pré-lançamento da nota já na portaria e depois o recebimento é confirmado pelo almoxarifado. A entrada da nota fiscal agora passa por três etapas: central de recebimento, almoxarifado e setor fiscal.

“O principal benefício é que eu tenho a verificação do documento fiscal antes mesmo do caminhão entrar com a carga. Eu não trago problemas para dentro da empresa”, afirma o Thiago. “A qualidade aumentou, pois agora temos certeza de que tudo que entrou na empresa está correto.”

Segundo Fernando Lino, diretor de Negócios da Unidade SAP ECC da Veratis, o Grupo Fresenius foi pioneiro em adotar a nova versão da solução desenvolvida pela Veratis.

“Agora toda a área fiscal está em conformidade com as novas exigências legais. A nova versão da solução da Veratis proporciona a manifestação do destinatário, confirmação do recebimento de dentro do ERP SAP e a comunicação online com o SAP para consulta do documento na Secretaria da Fazenda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile