Recognition investe cerca de R$ 1 milhão para desenvolver RDC no Brasil

1

A Recognition, que tem expertise em digitalização e gestão de documentos para o setor financeiro, investiu R$ 1 milhão no desenvolvimento do RDC (Remote Deposit Capture).

Trata-se de uma tecnologia que leva funções e recursos de banco para o varejo em geral e prestadores de serviços de qualquer porte.

O RDC brasileiro permite aos bancos instalar equipamentos e sistemas de depósito direto em clientes e levar facilidades no trato de documentos bancários e para o depósito de cheques.

"Como acontece em outros países, a facilidade e custo baixo de se depositar diretamente da casa, escritório ou loja sem enfrentar filas eleva consideravelmente o número de depósitos, o que é uma vantagem competitiva para as instituições que oferecem essa facilidade", explica Celso Furiani, Presidente da Recognition.

O executivo também ressalta que, com o RDC, os bancos podem criar e oferecer novos serviços aos clientes, como rotinas de antecipação e gestão de cheques pré-datados.

Segundo ele, nos países onde o RDC é muito usado verificou-se queda significativa do custo tanto para instituições financeiras quanto para clientes dos cheques.

O RDC permite que se faça a digitalização segura de cheques e outros documentos e, em seguida, as imagens podem ser transmitidas a um banco onde serão realizados depósito e compensação.

Assim, é possível estender os front-offices dos bancos para o varejo ou prestadores de serviços. Para o usuário do RDC, seja varejista ou prestador de serviços, um dos principais benefícios é o de não depender do horário de atendimento dos bancos e não ser necessário deslocar um funcionário para fazer depósitos, enfrentado filas e riscos no trânsito de cheques e documentos.

"Isso resulta em abatimento de custos e segurança". Outro lado da queda de custos é o varejista não precisar pagar o percentual em cada transação com cartão de crédito, explica Furiani.

Os investimentos da Recognition tiveram início na identificação e acordo com parceiro internacional Digital Check, norte-americana especializada em tecnologia de digitalização.

Na sequência, a Recognition investiu na preparação de equipe de analistas e de campo fora do país e em visitas aos principais usuários de RDC no mundo e na participação dos fóruns e eventos técnicos internacionais.

Já o desenvolvimento da solução de software foi feito a partir da padronização brasileira de troca interbancos de arquivo de imagens, a "Compe por Imagens" da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A Recognition ainda desenvolveu os drives para instalação em cada um dos grandes bancos brasileiros. "Todo o processo de trazer o RDC ao País teve como a mais recente etapa a criação de tecnologia e equipe de instalação e funcionamento com sistemas compatíveis com os back offices dos bancos", ressalta Furiani.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.