Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) McAfee divulga relatório sobre aumento das ameaças de malware móvel no primeiro...

McAfee divulga relatório sobre aumento das ameaças de malware móvel no primeiro trimestre

0
Publicidade

O McAfee Labs acaba de divulgar o Relatório sobre Ameaças da McAfee Labs: Junho de 2014, que revela as táticas das ameaças móveis, que se aproveitam da popularidade, dos recursos e das vulnerabilidades de aplicativos e serviços legítimos, incluindo clones infestados de malware que se fazem passar pelo conhecido jogo para celular Flappy Birds. O relatório alerta os desenvolvedores de aplicativos móveis para que sejam mais cuidadosos com a segurança de seus aplicativos e adverte os usuários a serem mais cautelosos ao concederem permissões.

A manipulação de aplicativos e serviços móveis legítimos foi determinante na expansão do malware móvel no início de 2014. O McAfee Labs descobriu que 79% das amostras dos clones do jogo Flappy Birds continham malware. Através desses clones, os criminosos conseguiam fazer chamadas sem a permissão do usuário, instalar aplicativos adicionais, extrair dados da lista de contatos, rastrear localizações e estabelecer acesso “root” para o total controle de tudo no dispositivo móvel, inclusive o registro e o envio e recebimento de mensagens SMS.

O McAfee Labs encontrou também exemplos notáveis de malware móvel que se aproveitam dos recursos de aplicativos e serviços confiáveis, dentre eles:

• Android/BadInst.A: esse aplicativo móvel malicioso corrompe a autorização e a autenticação da conta da app store para download, permite a instalação e início automáticos de outros aplicativos sem a permissão do usuário.

• Android/Waller.A: esse cavalo de Troia se aproveita de uma falha em um serviço legítimo de carteira digital para roubar o protocolo de transferência de dinheiro e transferir dinheiro para os servidores do invasor.

• Android/Balloonpopper.A: esse cavalo de Troia se aproveita de uma falha no método de criptografia do conhecido aplicativo de mensagens WhatsApp, permitindo que os invasores interceptem e compartilhem conversas e fotos sem a permissão do usuário.

“Tendemos a confiar nos nomes que encontramos na Internet e nos arriscamos comprometendo nossa segurança só para conseguirmos o que mais desejamos”, comenta Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “O ano de 2014 já nos forneceu incontáveis evidências de que os desenvolvedores de malware móvel contam com essas inclinações para manipularem os recursos legítimos e conhecidos dos aplicativos e serviços móveis que conhecemos e nos quais confiamos. Os desenvolvedores têm que ser mais cuidadosos com os controles que inserem nesses aplicativos, e os usuários devem ser mais cautelosos com as permissões que concedem”.

A cada trimestre, os 450 pesquisadores multidisciplinares do McAfee Labs em 30 países acompanham toda a gama de ameaças em tempo real, identificando vulnerabilidades em aplicativos, analisando e correlacionando riscos e permitindo correções instantâneas para proteger as empresas e o público.

Outras importantes descobertas apontadas no relatório

• A marcha continua: o “zoológico” de amostras de malware móvel do McAfee Labs teve um crescimento de 167% entre o primeiro trimestre de 2013 e o primeiro trimestre de 2014;

• URLs suspeitos: novos URLs suspeitos estabeleceram um recorde de três meses, com mais de 18 milhões, um aumento de 19% em relação ao quarto trimestre de 2013 e o quarto aumento trimestral seguido;

• Malware assinado: novos binários maliciosos assinados continuam sendo uma forma comum de ataque, com um aumento de 49% no primeiro trimestre de 2014;

• Malware do registro de inicialização principal: novas ameaças feitas ao registro de inicialização principal aumentaram em 49% no primeiro trimestre, o maior aumento de todos os tempos para um único trimestre;

• Ransomware em repouso: o número de amostras de ransomware caiu por três trimestres seguidos;

• Redes de bots e garimpagem de moedas: o McAfee Labs constatou a inclusão de recursos de garimpagem de moedas virtuais nos serviços dos provedores de redes de bots, o que reflete a popularidade crescente de moedas digitais como o Bitcoin.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile