Publicidade on line de alto impacto: segmentação e flexibilidade

0

Não é de hoje que vemos a publicidade digital crescendo a níveis bem maiores do que em outros meios, como jornais, revistas e até mesmo TV. Segundo pesquisa realizada pelo comScore, os brasileiros que hoje têm acesso à Internet já gastam mais tempo na web do que aqueles que assistem à TV. São 52,3 milhões de brasileiros que navegam na Internet diariamente, com um tempo médio que passa de 3h30 durante a semana e de 20h por mês.

Nesse cenário, cresce a quantidade de anúncios online e o desafio das agências é inovar para ganhar a atenção dos internautas e aproveitar da melhor maneira o aumento de verba publicitária destinada ao mercado digital.

Diferente de outras mídias, a Internet possibilita que as marcas interajam com o seu público-alvo de diversas formas e metrifique o resultado instantaneamente. Mas, a velocidade com que tudo ocorre na web exige que as empresas acompanhem as mudanças e estejam dispostas a apostar sempre em novos modelos.

Procurar apenas os sites com maior audiência e comprar um espaço padrão naquela página já não se mostra efetivo. As empresas precisam saber onde está o seu público-alvo, podem contar aqui com a ajuda das ad networks, e ainda assim aproveitar as tecnologias que permitam acompanhar as evoluções do mundo online.

Em termos de mídia online gráfica, muitos formatos de anúncios padronizados há tempos, quando a publicidade digital ainda despontava como uma tendência, são utilizados até hoje, mas têm apresentado redução de performance cada ano e limitam demais o processo criativo de qualquer agência.

A linguagem HTML5, por exemplo, é muito mais robusta e permite um alto grau de flexibilidade, assim os profissionais de criação não precisam mais ficar presos àqueles famosos formatos convencionados nos primórdios e podem dar asas à imaginação para chamar a atenção dos internautas. Além disso, possibilita integração com novas tecnologias, como o mobile, segmento cuja receita mundial com publicidade deve chegar à cifra de US$ 18 bilhões neste ano, segundo estimativas da consultoria Gartner.

Com o crescente investimento em dados móveis e o mercado de smartphones em alta no país, este é um segmento que também merece atenção dos anunciantes.

Se antes a dúvida era levar ou não a sua marca para a Internet, hoje é preciso agir com agilidade para saber onde estão navegando os seus consumidores e procurar formatos inovadores de publicidade para chamar a atenção deste público e incentivá-los a interagir. Acompanhar o ritmo das novas tecnologias é o grande desafio, e aí sobressai quem antecipa o futuro, sobrevive quem identifica as mudanças e cria.

Stefan Schimenes, fundador da Cazamba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.