Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Brasil só perde para os EUA em ataques de ransomware, diz estudo

Brasil só perde para os EUA em ataques de ransomware, diz estudo

0
Publicidade

O relatório “Fast Facts”, da Trend Micro, que analisou o panorama mundial das ameaças cibernéticas neste primeiro trimestre, mostra que o Brasil fica em segundo lugar no ranking de países mais afetados por ransomwares, com 10,64% das ameaças globais. Há pouca diferença entre o percentual do Brasil e do primeiro colocado, os Estados Unidos, que representam 11,06%. Índia, Vietnã e Turquia também compõe o Top 5 de países com maior número de ameaças.

O número de ransomwares é calculado por meio da combinação de todas as ameaças de e-mail, urls e arquivos relacionados a esse tipo de ameaça. De acordo com a Trend Micro, o total global de ransomwares é de 1,8 bilhões, considerando o período de janeiro de 2016 a março de 2019.

“Tanto os ransomwares quanto os demais tipos de golpes digitais, têm suas táticas atualizadas frequentemente pelos atacantes cibernéticos, que criam ameaças cada vez mais poderosas e sutis visando o lucro rápido. As melhores formas de prevenção são manter os sistemas de cibersegurança atualizados, fazer o backup dos dados e utilizar soluções de proteção digital em camadas”, afirma Franzvitor Fiorim, diretor técnico da Trend Micro no Brasil.

Ameaças de e-mail

Outro dado que se destaca no estudo da Trend Micro é a posição do Brasil no ranking de ameaças por e-mail – foram quase 700 milhões bloqueadas pela companhia -, colocando o país em terceiro lugar, atrás da China e dos Estados Unidos.

“Uma das formas mais comuns desse tipo de ataque é a utilização da engenharia social, principalmente no caso de Comprometimento de E-mail Empresarial (BEC, na sigla em inglês). Nesse tipo de golpe, a vítima é enganada por um e-mail falso e tem dificuldade de perceber a ameaça, já que se concentra em atender ao pedido urgente do ‘executivo’ da empresa em que atua. Além disso, o grau de personalização desses e-mails e a falta de links maliciosos torna o BEC mais difícil de ser detectado”, diz Fiorim.

URLs maliciosas

O relatório também aponta que, embora o Brasil esteja apenas entre os 30 com maior número de URLs maliciosas, esse tipo de ameaça ainda afeta muitos usuários. Foram 2,5 milhões de acessos, colocando o Brasil no Top 15 de vítimas de endereços bloqueados pela Trend Micro, o que significa que uma única URL maliciosa tem o potencial de atingir mais de 12 brasileiros.

Malwares detectados

Em relação a malwares, o Brasil ficou em 11 no ranking de países com maior número de ameaças detectadas. Apenas na quantidade de malwares bancários, por exemplo, o Brasil está no Top 20, tendo quase 1.600 ameaças detectadas pela empresa.

Apps Maliciosos

Quanto o assunto é o mobile, o Brasil também é um dos destaques globais. Dentre os mais de 1,2 milhões de apps avaliados, mais de 13 mil são maliciosos, posicionando o Brasil no Top 15 dessa categoria durante o primeiro trimestre deste ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile