5G atinge 63,6 milhões de conexões globais

0
De acordo com a 5G Américas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, o número de conexões e redes 5G ainda está crescendo apesar da pandemia da COVID-19 e a consequente crise global. De acordo com dados da Omdia, a 5G contou com mais de 63,6 milhões de conexões no mundo inteiro no 1T 2020, crescimento de 308,66% comparado com o trimestre anterior.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, observou que "Mesmo durante a pandemia, a 5G manteve a maior taxa de crescimento histórico de qualquer tecnologia celular. Com o lançamento de novos dispositivos compatíveis com as frequências de banda baixa e ondas milimétricas, a América do Norte ainda está registrando um volume significante e consistente de novas assinaturas 5G. Em paralelo, o setor ainda está ampliando a capacidade de rede". 

De acordo com dados da TeleGeography, 82 redes comerciais 5G já estão em operação no mundo inteiro, número este que deve crescer mais de 100% para 206 até o final de 2020. Além disso, o Relatório Ericsson Mobilidade de junho de 2020 revela que mais de 100 modelos de dispositivos 5G já podem ser encontrados no mercado global oferecendo cada vez mais suporte para frequências de banda baixa, média e milimétrica (mmWave).

Algumas diferenças regionais já estão aparecendo devido ao impacto localizado da pandemia, apesar do número de novas redes 5G entrando no mercado. Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, disse "O setor de telecomunicações da América Latina e do Caribe está começando a sentir o impacto da COVID-19. O volume de remessas financeiras da Europa e América do Norte desacelerou e, com muitos governos regionais impondo regras de isolamento social, o poder de compra de uma grande parcela da população caiu".

Em termos regionais, a América do Norte registrou 1,18 milhões de conexões 5G e 494 milhões de conexões LTE no final do 1T 2020. Isso representa 100% de crescimento para a 5G, que ganhou 591 mil conexões 5G durante o trimestre, e ganho de 2,34% para a LTE, adicionando 11,3 milhões de conexões LTE no trimestre. A América Latina e Caribe chegaram ao fim do 1T 2020 com 3.004 conexões 5G (142,85% acima do trimestre anterior) e 372 milhões de conexões LTE (crescimento trimestral de 3%), respectivamente. 

Olhando para o futuro, a Omdia projeta 238 milhões de conexões 5G no mundo inteiro até o final de 2020, das quais 10 milhões registradas na América do Norte. Kristin Paulin, Analista Sênior da Omdia, observou: "De acordo com nossas previsões, o crescimento deve acelerar no segundo semestre com o relaxamento do isolamento social, a expansão da rede 5G e a disponibilidade de novos dispositivos 5G." A América Latina e o Caribe devem registrar 270 mil novas conexões até o final do 2020. O número de conexões LTE 4G ainda é robusto e deve atingir 5,7 bilhões de conexões no mundo inteiro, com 506 milhões de novas assinaturas na América do Norte (4,8% de crescimento anual) e 404 milhões (ganho de 11,8% na comparação anual) na América Latina e o Caribe.

Alguns governos da América Latina e do Caribe ajustaram os termos de serviço e impostos que incidem sobre os serviços de comunicações para minimizar o impacto da pandemia. Otero também explicou que "Os problemas logísticos no mundo inteiro levaram à falta de dispositivos e, consequentemente, crescimento negativo do número de assinantes e adoção menor de novas tecnologias. Todos os processos de alocação de espectro devem sofrer atrasos e nenhuma nova rede deve ser lançada nesse período até a situação normalizar".

Os dados a seguir, da Telegeography, representam o número de redes em operação usando tecnologias sem fio até segunda-feira, 15 de junho de 2020:

Global: 
5G: 82
LTE Advanced: 328
LTE: 677

América do Norte: 
5G: 7
LTE Advanced: 9
LTE: 20

América Latina e o Caribe:
5G: 5*
LTE Advanced: 50
LTE: 127

*Fonte: TeleGeography e 5G Americas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.