Em tempos de pandemia, profissionais de tecnologia são os protagonistas do "novo normal"

0

Atualmente, as empresas precisam favorecer modelos de gestão ágeis e tecnológicos para promover a transformação digital, principalmente neste momento de trabalho remoto diante da pandemia do coronavírus. Desta forma, entender que a cultura organizacional sofre rupturas e o profissional de tecnologia é um dos principais agentes destas mudanças se tornou essencial para todas as organizações.

A cultura do home office é uma novidade para corporações mais tradicionais, o que representa um grande desafio. Pesquisa da consultoria Talenses em conjunto com a Fundação Dom Cabral, mostra que cerca de 25% dos profissionais do setor de serviços trabalhavam remotamente no Brasil antes da pandemia. No momento, esta marca chega a mais de 76,3%.  Não é sem motivo que a área de TI passou a ser ainda mais estratégica, pois viabilizou a continuidade dos negócios rapidamente e se tornou o alicerce deste desafio.

Num primeiro momento a prioridade foi manter a empresa funcionando. Num segundo momento, manter o ritmo dos negócios mesmo sem as habituais interações no escritório. A grande surpresa é que podemos comprovar que o trabalho não-presencial pode trazer inúmeros benefícios para a empresa e o funcionário, como o aumento de produtividade e a melhoria da qualidade de vida para os colaboradores. Sabe-se que funcionários satisfeitos refletem sua motivação aos clientes. O resultado é a relação ganha-ganha.

Trata-se de um redesenho da experiência do cliente. A pandemia do coronavírus intensificou o uso das ferramentas digitais, e quanto maior sua utilização, mais se aperfeiçoa os processos, particularmente em momentos de distanciamento como o atual.

Por isso o aumento da expectativa sobre o profissional de TI. Espera-se que seja dinâmico, adaptativo e que traga resultados. Deve ser flexível o bastante para atuar de maneira estratégica diante dos cenários apresentados, como o atual, aliando conhecimento com as necessidades corporativas. Ainda se espera facilidade de relacionamento, empreendedorismo, responsabilidade e criatividade.

A tríade pessoas, processos e tecnologia é uma fórmula de sucesso na jornada da transformação digital. No que tange a variável pessoas a questão é sobre envolvimento do colaborador, é importante instigar a sua empatia e promover novas formas de pensar em como melhorar a satisfação desse cliente interno e assim realizar melhor o seu trabalho.

Neste sentido, o colaborador deve trabalhar do local de sua preferência, seja de casa, no escritório, no café. Com uma internet veloz, acesso às informações, infraestrutura adequada, o cumprimento de processos e a garantia do foco no trabalho, é certo que os resultados serão positivos. Este é um dos grandes aprendizados para organizações em todo o mundo e quando pudermos voltar aos escritórios, levando em conta todas as recomendações de segurança, haverá uma política muito mais flexível, graças às tecnologias e aos esforços dos profissionais de TI.

Tiago Krommendijk, diretor de operações da TOPdesk no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.