Neoenergia investe em tecnologia móvel para gerenciar projetos de obras

0

Os projetos de expansão e melhoria das redes de distribuição da Neoenergia ganharão um aliado, uma tecnologia que permite a gestão e coleta de dados em campo por meio de uma solução de mobilidade para o processo de obras. Com isso, o atual método, feito de forma manual e em papel, será substituído por tablets com uma solução mobile integrada.

A inovação, que será utilizada pelos projetistas no desenho de obras e atualização da rede, irá resultar na melhoria da produtividade da equipe, oferecendo uma base de dados mais eficiente e precisa. O sistema já roda na Elektro (SP e MS) e chega em uma versão atual nas distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN), com previsão de expansão das funcionalidades da tecnologia nas concessionárias ainda em 2021. O sistema deve ser implementado, ainda, não Neoenergia Distribuição Brasília (DF).

A solução de mobilidade para o processo de obras funciona da seguinte forma. O projetista acessa o sistema por meio de login no tablet. No aparelho, ele visualiza todas as atividades do dia, com as informações das notas de serviços e a localização. Essas solicitações que vão para o projetista têm duas origens. A primeira é por meio do atendimento ao cliente, a partir do qual os consumidores podem solicitar serviços, a exemplo de realocação de poste e pedidos de extensão vindos de grandes clientes como indústrias. A segunda é a partir das constantes obras que a Neoenergia realiza de forma a melhorar e expandir a rede de distribuição. Com esse pedido disponível no tablet, o projetista vai a campo fazer o levantamento do projeto, analisando a situação do local antes de executar a obra e ainda contribui na atualização do cadastro técnico.

"A tecnologia oferece algumas funcionalidades que contribuem no trabalho do projetista. Entre elas, a informação geográfica precisa do local onde ele precisa avaliar. Até então, o endereço vinha na nota de serviço em papel e o projetista precisava procurar na internet mais detalhes caso fosse necessário. Agora, ele visualiza tudo diretamente no sistema. Além disso, com o tablet em campo, ele já pode ir fazendo as anotações do serviço enquanto faz a avaliação, o que otimiza o tempo e a produtividade. Antes, essas informações eram anotadas em papel e depois transcritas para o sistema no computador quando o projetista voltava para o escritório", explica o engenheiro da Neoenergia e gerente do projeto, Ananias Marques.

A vantagem também se aplica a possibilidade de o projetista em campo fazer a gestão do serviço, que é compartilhado com a equipe que fica no escritório. Isso é possível pela sincronia da tecnologia no tablet com o sistema no escritório, o que permite não apenas a consolidação das etapas do projeto, como também procedimentos e metodologias de orçamento para a execução da obra. "A nova tecnologia traz mais rapidez, precisão e conversão com os demais sistemas da Neoenergia, assim como a padronização e validações técnicas normatizadas das informações. É possível fazer a atualização cadastral dos ativos de rede por meio dos pontos mapeados, além de melhorar a eficiência do processo pela integração e controle de qualidade", afirma o superintendente de Processos Técnicos e Sustentabilidade da Neoenergia, Dayson Arantes.

A implantação da solução mobile passou por uma série de fases, entre testes de usabilidade, aplicação e treinamento dos projetistas. Nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a 1ª fase contempla a entrega de 400 tablets para serem utilizados em campo. Ao total, o sistema vai otimizar o trabalho de 1.400 colaboradores nas três distribuidoras – Coelba, Celpe e Cosern. Ainda em 2021, será atualizada a versão do sistema na Elektro, além da função de inspeção de redes que será incorporada na tecnologia para uso nas quatro distribuidoras da Neoenergia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.