Por que (e em que) um CEO deve prestar atenção à jornada do seu CIO

0

A segunda edição do estudo "Jornada do CIO: da realização pessoal à transformação de negócios" já está disponível (baixe aqui) e a análise das respostas coletadas nos permitiu conhecer mais profundamente o perfil do líder de TI em um cenário totalmente transformado pela pandemia. Algumas dessas informações — é importante salientar — são de extremo valor e relevância para um CEO e é delas que vou tratar.

O primeiro ponto no qual o CEO deve prestar atenção é no grau de autonomia da TI. Praticamente metade (49,5%) dos CIOs respondentes declarou que a falta de autonomia é motivo para que deixem de trabalhar em uma empresa. Essa autonomia pode ser "traduzida" como "poder de decisão", sempre, claro, contemplando as atribuições da área, a governança da empresa e estratégias que impactam diretamente a TI.

Qual é o verdadeiro posicionamento da TI na organização nesse momento? Essa questão precisa fazer parte das reflexões do CEO. Se não é estratégica nem tem autonomia, é preciso analisar de forma imparcial se isso acontece porque a TI não tem uma liderança capaz de exercer esse papel ou se é a própria empresa que mantém uma cultura avessa ao papel da tecnologia como um componente estratégico do negócio.

Um segundo elemento importante para o CEO é a questão da equipe de TI. Ela foi tema de várias perguntas do estudo, com o objetivo principal de aferir quão preparado o time está: sua relação com a liderança, a representatividade da TI na organização para além do CIO, se o perfil do grupo é muito técnico ou se também contempla profissionais voltados à análise de processos e de negócios…

Apenas 35% dos CIOs declararam valorizar o conhecimento do negócio como um diferencial do colaborador. Por outro lado, 47% disseram que sua maior preocupação com o time envolve formar profissionais que possam representar a TI no negócio. Ou seja: a valorização do profissional de TI, que domina os processos do negócio, ainda não se consolidou, e o CEO deve se preocupar com isso e questionar o CIO a respeito, já que, cada vez mais, tecnologia e negócio precisam estar fortemente alinhados.

Nessa investigação, o CEO deve olhar todos os aspectos envolvidos: o CIO dispõe de condições para montar uma boa equipe ou está preso a limitações de headcount e salários incompatíveis com os desafios? O líder de TI ainda prioriza o conhecimento técnico sobre o estratégico e o funcional?

Se a resposta à última pergunta for afirmativa, caímos no terceiro ponto de atenção do CEO à "Jornada do CIO": como são usados os recursos da TI. A maior parte deles é empregada para manter a operação funcionando ou há um equilíbrio entre o dia a dia e o investimento em inovações e novos projetos?

Se o tempo que a TI gasta é mais para sustentar a operação do que para melhorá-la, vale averiguar se a empresa não entrou em uma roda viva de obsolescência técnica e funcional de seus sistemas, impondo uma carga muito pesada à equipe. Também vale avaliar se há alguém provocando essa necessidade de mudanças – se a própria TI ou as áreas de negócios – ou se a organização já entrou em um estado de estagnação em que ninguém deflagra processos de inovação.

Todos esses questionamentos podem trazer benefícios, mas não podemos esquecer que o comportamento humano é capcioso. Não é impensável que um CIO seja menos sincero com seu líder do que foi ao responder à pesquisa. A possibilidade de um líder de TI optar por dissimular informações é real, e uma das maneiras de evitar que isso aconteça é chamando-o diante do board, para que as discussões que exigem resposta da TI aconteçam em um ambiente mais direto, de resolução de problemas mesmo.

Sair da relação chefe-subordinado para criar um debate entre o que a empresa precisa fazer e o que ela dispõe pode trazer boas surpresas. Pode ser o momento de esclarecer as dificuldades que a TI vem encontrando para dar a resposta que a empresa precisa, por exemplo, em termos de sistemas.

Não se pode dispensar o peso da opinião externa, de alguém que tenha um olhar mais imparcial para o negócio e a área de TI – de uma consultoria com experiência em diagnóstico e planejamento de TI. Um olhar de fora pode mensurar com mais assertividade o grau de prontidão da TI para atender o negócio. A partir daí, pode direcionar ações corretivas ou preventivas. Também pode, ainda, identificar se as áreas de negócios não estão simplesmente delegando demais para a TI; renunciando a responsabilidades conjuntas ao mesmo tempo que cobram resultados.

Porém, mesmo no caso de recorrer à opinião externa, o CEO não pode se eximir do seu papel. Hoje, ele tem que ser o grande patrocinador dos investimentos em tecnologia da empresa. Obviamente, ele não precisa patrocinar cada projeto individualmente – isso seria inviável. Mas sim, ele tem que encampar o roadmap de evolução tecnológica e os grandes projetos de inovação. É com essa visão e atitude que o CEO conduzirá a empresa de forma a tirar o melhor proveito do que a tecnologia tem a oferecer aos negócios.

Sergio Lozinsky, CEO da Lozinsky Consultoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.