Transformação digital será mais rápida na AL pós-Covid, dizem especialistas

0
As tecnologias digitais podem desempenhar um papel fundamental na recuperação após a pandemia covid-19, disseram especialistas em uma cúpula regional do setor em Cancun, no México, organizada pela Huawei, com o apoio da ITU e da GSMA Intelligence. Na opinião dos participantes, é possível que a digitalização seja ainda mais rápida.

Cesar Funes, vice-presidente de Assuntos Públicos da Huawei América Latina e Caribe, lembrou que a pandemia forçou as pessoas a ficarem mais conectadas. Por isso, será preciso investir em tecnologias e fortalecer a infraestrutura digital para acelerar a recuperação. 

Lucas Gallitto, chefe da GSMA América Latina, lembra que 93% da população é coberta por uma rede de banda larga móvel. No entanto, 38% da população que está dentro dessa cobertura não utilizam , mas ainda sem utilizar tecnologias. "Essa lacuna de uso revela a importância de trabalhar políticas públicas abrangentes para a inclusão digital, especialmente na esteira da demanda sem precedentes por conectividade, decorrente da pandemia." 

Especialistas no evento observaram que durante a pandemia de covid-19, a conectividade com a internet tornou-se parte integrante da vida cotidiana e o e-commerce cresceu drasticamente na região. Na Colômbia e no México, a presença de negócios com os sites cresceu 800%, e 360% no Brasil e no Chile. 

Estima-se que um aumento de 20% no investimento em TIC gerará um crescimento econômico adicional de 1 ponto percentual, disse Gallitto, da GSMA. "Os principais recursos do 5G, incluindo velocidades mais altas e latência ultra-baixa, podem permitir soluções inovadoras para empresas que buscam maneiras de aumentar a produtividade pós-pandemia. Esses ganhos de produtividade aumentarão o impacto positivo que as tecnologias e serviços móveis já têm na economia da região." 

Ainda no evento, Fernando Liu, chefe da Huawei Cloud para a América Latina e o Caribe, disse acreditar que o crescimento futuro na América Latina e na região do Caribe será impulsionado por fintechs, educação, e-commerce e entretenimento. 

"A educação é a base da sociedade e cultiva talentos em diversas indústrias verticais. Em segundo lugar, o e-commerce e o entretenimento são os dois principais impulsionadores do crescimento econômico na América Latina e no Caribe. Muitos novos estilos de vida, como compras online, jogos e até mesmo cantar, estão se tornando cada vez mais populares", explica. Já as fintechs devem se torar o motor de todas essas indústrias, pois facilita os pagamentos para todos e os negócios para cada empresa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.