Governo brasileiro solicitará esclarecimentos sobre espionagem em reunião nos EUA

0

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta quarta-feira, 24, que o grupo técnico interministerial do governo brasileiro se reunirá com representantes do governo dos Estados Unidos em Washington. O grupo, formado após denúncias de violação de informações daquele país, solicitará esclarecimentos por meio de reuniões técnicas com especialistas e, após a avaliação dos resultados da primeira reunião, estabelecerá conversas políticas e diplomáticas. A ida do grupo à capital norte-americana ainda não tem data definida.

Patriota informou também que pretende introduzir o tema da segurança cibernética na agenda regional, especialmente entre os países-membro da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, defendeu na última semana a adoção de um acordo mundial sobre proteção de dados privados na internet com a criação de leis mais rígidas.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff recebeu um telefonema do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para dar explicações gerais sobre as denúncias de violação. Durante a ligação de 25 minutos, Biden lamentou a repercussão negativa que a notícia teve no país e reiterou a proposta, feita anteriormente pelo embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, para que uma delegação do governo brasileiro vá a Washington receber explicações mais detalhadas sobre a questão, segundo relatou a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas. Dilma tem viagem prevista para a capital dos Estados Unidos no dia 23 de outubro. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.