Apple enfrenta outra ação judical de funcionários, que reivindicam pagamento de adicional

0

Três meses depois de ter concordado em pagar US$ 324 milhões para encerrar uma ação judicial coletiva por suspostamente ter participado de um esquema elaborado juntamente com Google, Intel e Adobe Systems para reduzir salários e não contratar funcionários uma das outras, a fim de evitar uma guerra salarial, a Apple enfrenta agora outro processo conjunto, movido por 20 mil empregados, que reivindicam o pagamento de um salário-hora, alegando que não tinham pausa para o almoço ou descanso, e que isso não era incluído em seus contracheques, como manda a lei da Califórnia.

O processo, na verdade, foi "reaberto" na segunda-feira, 21, pelo Tribunal Superior da Califórnia, pois já havia sido impetrado em 2011 por quatro funcionários, mas não como uma ação coletiva. Os trabalhadores que reivindicam o pagamento do adicional do salário-hora são desde engenheiros juniores, a atendentes da Apple Store até operadores do call-center. "Muitas vezes os funcionários não tinham intervalos para refeição, durante as sete ou oito horas de trabalho", disse o advogado dos trabalhadores Tyler Belong, ao The Wall Street Journal. Procurada pelo jornal, a Apple se negou a comentar o assunto.

Os empregados também reivindicam maior liberdade para discutir as condições de trabalho na empresa, já que, segundo alguns deles, "a Apple instaurou uma política do medo ao não permitir que o funcionário discuta as condições de trabalho, sob o risco de ser demitido, processado ou punido".

Em separado, a Apple está se defendendo em outra ação coletiva na qual é acusada de não pagar os funcionários de suas lojas pelo tempo de espera para revista de suas bolsas e mochilas quando deixam o trabalho.

Apresentado em 2011, o processo que pede o pagamento do salário-hora se arrastou por muitos anos pelos tribunais da Califórnia, e foi transformado em uma ação coletiva na segunda-feira, permitindo que todos os requerentes acionassem a empresa como um grupo. Inicialmente, o caso havia sido arquivado por quatro empregados que trabalharam em várias divisões da empresa, tanto na sede quanto no seu braço de varejo. E agora que foi aceita como ação coletiva, o grupo poderá crescer consideravelmente, com o risco de se tornar uma grande dor de cabeça para a empresa.

Os quatro autores da ação — cada um trabalhou para a Apple entre um e 11 anos — alegam falta "de fornecimento de refeições e períodos de repouso, além de a empresa não discriminar de forma precisa as informações salariais nos contracheques, bem como não fazer o pagamento em tempo hábil dos salários com a saída deles do emprego", de acordo com documentos judiciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.