Vendas mundiais de tablets retomam crescimento no segundo trimestre

0
1

Depois de caírem pela primeira vez no primeiro trimestre deste ano, as vendas mundiais de tablets voltaram a crescer no segundo trimestre e totalizaram 49,3 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram comercializados 44,4 milhões de dispositivos, segundo dados da IDC. Já em relação ao trimestre anterior, o relatório identificou uma queda de 1,5% nos embarques.

"Como indicamos no último trimestre, o mercado ainda está sendo impactado pela ascensão de smartphones de tela grande, bem como pela própria desaceleração na adoção de tablets", disse Jean Philippe Bouchard, diretor de pesquisa da IDC para tablets. "Apesar desta tendência, acreditamos que a forte procura por tablets no segundo semestre irá ajudar o mercado a crescer, com mais ofertas específicas para empresas, como as que chegarão ao mercado após a parceria firmada entre Apple e IBM", acrescentou.

De acordo com ranking da consultoria, a Apple mais uma vez liderou o mercado mundial de tablets, com 26,9% de market share, ao embarcar 13,3 milhões de unidades durante o segundo trimestre, embora o número tenha sido 9,3% menor em relação aos 14,6 milhões de tablets vendidos em igual período de 2013. Em segundo lugar aparece a Samsung, com 17,2% de participação e 8,5 milhões de unidades vendidas. Em seguida estão a Lenovo, Asus e Acer, a qual teve expressiva queda de 36,3% nos embarques. (veja tabela abaixo):

Top 5: Fabricantes de tablets – Embarques globais e market share no 2º trimestre de 2014 (em milhões de unidades)

 

Fabricante Embarques 
2º tri 2014
Share 2º tri 2014 (%) Embarques
2º tri 2013
 Share 2º tri 2013 (%) 2013-2014 Crescimento (%)
Apple 13.3 26.9% 14.6 33% -9.3%
Samsung 8.5 17.2% 8.4 18.8% 1.6%
Lenovo 2.4 4.9% 1.5 3.3% 64.7%
Asus 2.3 4.6% 2 4.5% 13.1%
Acer 1 2% 1.5 3.4% 36.3%
Outros 21.9 44.4% 16.4 37% 33.4%
Total 49.3 100.0%  44.4 100.0%  11%


Fonte: IDC, julho de 2014.

Deixe seu comentário