Comissão Europeia aprova fusão entre Nokia e Alcatel-Lucent

0

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, aprovou sem restrições nesta sexta-feira, 24, a compra da Alcatel-Lucent (ALU) pela Nokia, anunciada em abril. Em comunicado, a entidade afirma ter concluído que o negócio não trará preocupações em relação à competição no mercado de equipamentos de rede de acesso de rádio (RAN) ou de sistemas de core de rede, "em particular porque as partes não são competidores próximos e já que um número de competidores globais fortes vai permanecer ativo depois da transação".

A Comissão declara que, mesmo que após a fusão a companhia resultante fique com cerca de 30% ou mais de participação de mercado em vários tipos de equipamento, a sobreposição de atuação das duas seria "efetivamente limitada". A entidade afirma que, apesar de a Nokia ter uma presença forte na Europa, a ALU é um "player pequeno" nessa região, enquanto nos Estados Unidos a situação se inverte. Cita ainda a concorrência da Ericsson e Huawei, além da ZTE e da Samsung em outros mercados. "Em particular, espera-se que a Samsung atue em um papel mais significativo no futuro próximo em relação à geração mais recente de equipamentos de telecomunicação móvel (chamado 4G, atualmente sendo implantado, e o 5G)", prevê.

Em comunicado, a Nokia ressalta que, além da entidade europeia, também recebeu a aprovação de autoridades de competição na Albânia, Canadá, Colômbia e Rússia. As empresas também já receberam o sinal verde pelas entidades antitruste no Brasil (o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade) e na Sérvia; além de ter o caminho livre nos Estados Unidos por conta do vencimento da data de período de revisão. No entanto, a transação continua sujeita à aprovação dos acionistas da Nokia e a previsão é de que seja concluída no primeiro semestre de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.