Publicidade
Início Notícias Comunicações Operadoras começam a se movimentar para explorar frequência de 700 MHz

Operadoras começam a se movimentar para explorar frequência de 700 MHz

0
Publicidade

Na esteira da liberação da faixa de frequência de 700MHz, na região metropolitana de São Paulo, anunciada pela Anatel nesta terça-feira, 24, as operadoras Claro e Vivo anunciaram suas estratégias para ampliar a oferta de serviços de banda larga móvel na região.

A Claro iniciou as transmissões nesse espectro em São Bernardo, no ABC, em Santos, no litoral paulista, e em Franca, no interior do Estado. Além de ampliar a capacidade de rede e a expansão da cobertura, a ativação da frequência de 700 MHz melhora a intensidade do sinal em ambientes fechados. Tudo isso permitirá ao cliente uma experiência ainda mais diferenciada.

Na rede da Claro, de tecnologia LTE Advanced Pro, a combinação da nova faixa de 700MHz com as existentes (1800+2600 MHz) adiciona capacidade de transmissão. Quando combinadas com outras funcionalidades avançadas do 4.5G, como o MIMO 4×4 e a modulação 256QAM, permitem acelerar ainda mais smartphones de última geração. “Estamos falando de velocidades até 10x superiores ao 4G convencional. Esse é o 4.5G de verdade, o mais rápido do Brasil.”, afirmou Paulo Cesar Teixeira, CEO da operadora.

A ativação do serviço móvel na faixa de 700MHz acontece após o desligamento dos sinais de TV analógica, que envolveu a distribuição de receptores digitais de TV para população. Em um trabalho de excelência conduzido pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD / Seja Digital) e pela Agência Nacional de Telecomunicações, o cronograma de liberação tem sido antecipado e está chegando agora às maiores cidades do País. Recentemente, a Claro ativou o SMP nesse espectro no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, mais recentemente, em Porto Alegre.

Já a Vivo anunciou a ampliação da sua cobertura 4G com a frequência de 700MHz na cidade de São Paulo. E, logo após a finalização dos trâmites legais e regulatórios da Anatel, diz que segue com a ativação em mais 12 municípios do estado, entre eles todo o ABC Paulista (São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), e litoral sul com as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.

Com a ampliação de cobertura de todos esses municípios, a Vivo acumula 932 cidades em todo o país, incluindo todas as capitais, com exceção de Florianópolis, em Santa Catarina, que será a próxima capital coberta com essa frequência.

A Vivo também segue ampliando a cobertura no estado com a tecnologia 4,5G (comercialmente denominado pela operadora 4G+), presente em 265 cidades de São Paulo, e 736 no país. Hoje, todos os munícipios de São Paulo, assim como os do Rio de Janeiro e Espirito Santo, já contam com cobertura de quarta geração na frequência 2.600MHz, primeira faixa disponível para o 4G no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile