Empresa gaúcha aposta na digitalização de processos para ganho de produtividade

0

Com 28 anos de história, a Docile é conhecida pelos brasileiros e está localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul. A empresa atua na área de guloseimas e produz 2,6 milhões de produtos como pastilhas, balas de goma, marshmallow, refrescos, chicles, balas de gelatina, etc.

Com distribuição nacional e também em outros 60 países, a empresa hoje possui 900 colaboradores e realiza a gestão de profissionais de diferentes perfis, algo que inclui as pessoas que atuam nos escritórios da organização e também as equipes que estão nas fábricas da Docile. Uma gestão de pessoas que até o ano de 2019 era realizada por meio de planilhas e com dados registrados em papéis.

Crescendo ano a ano e atenta às tendências de mercado, em 2019 a Docile investiu para buscar melhorar a sua experiência na área de Recursos Humanos, tendo em conta que digitalizar é o melhor caminho. Uma mudança que consequentemente traz uma vantagem competitiva para todo o negócio.

"Ter todo o processo manual era um problema para nós. Isso inclui avaliação de desempenho, pesquisa de clima, recrutamento e seleção, etc. Um formato de trabalho que nos tirava agilidade e que nos fazia acumular muitos papéis. Hoje o investimento que realizamos para otimizar os nossos processos está totalmente pago, já que o aumento significativo da nossa produtividade é o nosso principal benefício hoje", destaca a Gerente de Recursos Humanos da Docile, Anete Diehl Martins.

Por saber que a digitalização de processos é algo essencial para grandes empresas, a companhia encontrou na Senior um apoio para implementar soluções adequadas para suas necessidades. Hoje a empresa trabalha digitalmente tarefas como fechamento do ponto, gestão de portaria, controle de férias, segurança e medicina, feedbacks, atualização de informações cadastrais, avaliação de competências, remuneração, etc. Um formato de trabalho que dá autonomia aos gestores e também para os colaboradores.

"Um trabalho que estamos realizando a quatro mãos, entendendo o perfil do negócio da Docile e todas as necessidades das pessoas que atuam diariamente neste contexto", conta o Head da Filial Senior no Rio Grande do Sul, Jeremias Volpi.

Rever processos para ser mais digital

Toda essa conversa sobre ser digital é algo que começou na área de Recursos Humanos da Docile, a partir de feedbacks com clientes e diálogos com setores diversos da empresa. Um trabalho que mexeu com a cultura da companhia, com a revisão de processos e com a educação de todos sobre transformação digital. O assunto tem ganhado cada dia mais força internamente, gerando inclusive o nascimento de um comitê sobre transformação digital dentro da empresa.

"Junto com a Senior implementamos a digitalização dos processos do nosso RH e hoje nossa área é um exemplo para toda a nossa empresa no que diz respeito a boas práticas e o uso de tecnologias digitais para otimização de processos. Algo que também se reflete em toda a nossa comunidade de Lajeado", destaca Anete.

Transformação que impacta a sociedade

Em Lajeado, cidade do interior gaúcho, assim como em outros locais do Brasil, o hábito de entregar o currículo em mãos ainda é bastante comum, especialmente por ser uma empresa que oferece oportunidades de trabalho em ambientes fabris.

No entanto, com toda a transformação digital que a Docile vem vivendo, é comum que a empresa esteja praticando cada vez mais práticas digitais, como o preenchimento de interesse em vagas online, e todo o processo de admissão também dentro do ambiente virtual. Ações que chamam atenção das pessoas que entram em contato com a companhia.

"Tem sido um trabalho constante de orientação nossa para essas pessoas, mas também algo que acontece de forma tranquila. Quando os interessados em vagas entram em contato conosco informamos de forma bastante prática quais são os meios de comunicação, e iniciamos os processos online, algo que também se faz necessário neste momento de pandemia Covid-19. Sentimos que estamos trazendo práticas digitais novas para a nossa região, e temos muito orgulho de iniciar esse movimento", fala a Gerente de RH da Docile.

Mindsight e Plataforma Senior X

Além das soluções de RH da Senior já conhecidas pelo mercado, a Docile também aderiu a inovações em alta no mercado de software para gestão, como é o caso da solução Mindsight, que junto com o HCM – solução de gestão de pessoas da Senior- oferece um sistema de inteligência artificial e psicologia organizacional para ajudar empresas a selecionar os melhores profissionais.

"Com o uso do HCM e da Mindsight a Docile tem conseguido administrar com mais agilidade o alto volume de candidatos para vagas operacionais, além de lidar com mais assertividade as vagas para cargos de gestão, que normalmente exigem perfis específicos de profissionais", explica a Gerente.

Todas as soluções Senior usadas pela Docile hoje estão reunidas na plataforma senior X. Uma gestão em nuvem que viabiliza o acesso rápido a qualquer solução, com atualização em tempo real e fácil gerenciamento de atividades.

"No momento da escolha de uma empresa que atendesse às nossas necessidades nós seguimos referências de mercado e chegamos na Senior, especialmente pela reputação da empresa no que diz respeito a folha de pagamento e esocial. Além disso, não queríamos ter um sistema para cada uma das nossas necessidades, e por isso hoje trabalhamos com uma gestão integrada que conta também com o apoio do senior X", complementa a especialista de RH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.