Publicidade
Início Blogueria O compliance na experiência do cliente

O compliance na experiência do cliente

0
Publicidade

Na missão de proporcionar jornadas positivas para um público consumidor cada vez mais antenado às novidades, a adoção do Compliance como filosofia interna é uma saída imprescindível para as empresas.

Proporcionar uma experiência inovadora para que o cliente se interesse no que a empresa tem a oferecer nunca foi uma tarefa fácil. O ambiente da web, por sua vez, contribuiu para um aumento elevado de informações lançadas ao internauta, potencializando o nível de exigência de usuários preocupados com o uso de seus dados pessoais. Os critérios de compra não se limitam mais à qualidade de determinado produto ou serviço, é necessário ir além. E nos dias atuais, isso significa corresponder à implementação de uma cultura interna orientada a preceitos de Compliance.

Como esperar que o cliente se mantenha fiel à marca se a mesma não garante a integridade de seus dados? Os consumidores estão dispostos a realizar essa troca de experiências, em busca de oportunidades únicas e atendimentos diferenciados, mas as organizações precisam demonstrar que estão inseridas nesse contexto de conformidade e segurança fiscal.

Avanço da internet traz alerta para a segurança empresarial

Não há como negar a quantidade de ferramentas e plataformas extremamente eficazes em realizar essa tão desejada aproximação entre público e empresa. No entanto, junto com a consolidação da web e a explosão no fluxo de dados, crescem as ameaças virtuais. Se atentar aos meios mais recomendados de se enfrentar possíveis ataques digitais não é uma tarefa exclusiva das autoridades. As organizações, responsáveis por armazenar e movimentar informações referentes a seus clientes, precisam assegurar que todo e qualquer tipo de material seja preservado a rigor da lei.

No Brasil, a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) retornou à pauta federal, e prevê em seu texto aprovado punições severas para os que descumprirem requisitos básicos de transparência, privacidade e consentimento.

Compliance como forma de suportar o alto volume de dados

O caminho para atender as obrigações fiscais previstas na LGPD pode ser sustentado através de uma política interna que priorize a conformidade nos processos operacionais. A criação de um programa de Compliance vai de encontro a essa mentalidade, na medida em que identifica as melhores práticas e métodos seguros de se aproveitar o que há de mais vantajoso nos dados digitais.

Assim como o público, o mercado está acompanhando a evolução do setor empresarial quanto à utilização consciente das informações disponíveis. Ignorar o investimento em soluções que facilitem essa inserção do Compliance na cultura organizacional é flertar com um perigo desnecessário à saúde financeira e até o andamento do negócio como um todo.

Exploração dos dados em prol do Customer Experience

Quais são os reflexos de uma gestão de dados segura para as etapas do relacionamento com o cliente? Os desafios são numerosos, mas servem de oportunidade para se pensar em estratégias apoiadas pelo conceito de Customer Experience. Iniciativas que visam garantir o cumprimento de regras, protegendo os clientes, colaboradores e peças envolvidas na governança em sua totalidade, devem se mostrar um ponto de partida indispensável para todas as empresas, independentemente do porte ou segmento.

Com a consolidação dessa nova maturidade fiscal, torna-se possível a interpretação analítica das informações disponíveis, a fim de estabelecer parâmetros fieis quanto ao aspecto comportamental, hábitos de compra, regionalidade, persona, entre outros componentes fundamentais para um melhor entendimento do público que se procura atingir, sempre considerando a individualidade apresentada por cada usuário. O resultado é uma experiência personalizada e capaz de transmitir a segurança dos dados concedidos pelo cliente.

E como você enxerga a influência do Compliance no relacionamento com o cliente? Participe do debate e faça essa reflexão!

Mauro Inagaki, CEO na b2finance.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile