Plataformas independentes de streaming reivindicam política setorial

0

O Forum dos Streamings Independentes do Brasil, constituído por 13 plataformas exibidoras de conteúdo nacional (Amazoniaflix, Bombozila, Cardume, Handsplay, Narrativas Indígenas do Nordeste, Sonora Play, Tela Trans, Todesplay, TV Caiçara, Videoteca Popular e Wolo TV), se mobiliza para solicitar criaçao de políticas públicas que visem a diversidade de telas nesta retomada do audiovisual e da cultura no governo federal.

O forum promove a percepção de que o segmento independente de VOD – video on demand – representa uma cadeia fundamental, e até mesmo faltante, de distribuição audiovisual brasileira. Estas plataformas conformam um segmento significativo de promoção do cinema nacional em contraponto à hegemonia dos filmes e selfies internacionais e comerciais, das grandes plataformas – big techs.

Vito Ribeiro, documentarista e fundador da Bombozila.com, plataforma de documentários de impacto social, enfatiza: 'Nem só de multinacionais e grandes empresas vive o streaming. Não existe espaço para todos nessas grandes plataformas comerciais. Boa parte da produção audiovisual nacional feita com dinheiro público, fica inacessível e esquecida nos arquivos das produtoras".

O Forum também ressalta que o segmento dos streamings independentes mobiliza milho?es de visualizações, distribui milhares de títulos audiovisuais, gera trabalho e renda para o setor, e portanto é uma estrutura significativa e promissora para a economia do audiovisual no país.

Thais Scabio, produtora representante da APAN – Associaçaõ dos Profissionais do Audiovisual Negro, que coordena a plataforma TodesPlay, reforc?a: 'Nossas plataformas dá conta de distribuir conteúdos identitários, inclusivos e de impacto social, muitas vezes usados por educadores e escolas de forma pedagógica, e que estão para alm da experiência de entretenimento. Estamos promovendo um conteúdo fundamental para o Brasil em sua retomada democrática'.

O Forum reivindica que os setores audiovisuais do governo federal considerem as plataformas de pequeno porte em suas ações de regulamentação do Vídeo on Demand, para fomentar um modelo de negócio colaborativo e de economia solidária que já está em franca expansão, e que é fundamental para garantir a diversidade de telas no Brasil. Para isso, participaram de uma reunião com a Secretaria do Audiovisual no dia 5 de julho, e entregaram o relatório "Panorama de Mercado do Streaming Independente" e uma carta com as posiçõess do forum, para abrir um diálogo construtivo de parceria com o governo através de politicas e editais.

Daniela Fernandes, Diretora de Preservação e Difusão do Audiovisual da Secretariia do Audiovisual: "A SAV tem pautado seu trabalho em uma relação de oitivas sociais com os diferentes elos da cadeia Audiovisual, assim nós da Diretoria de Preservação e Difusão bem como, a Diretoria de Formação e Inovação realizamos reunião com os streamings independentes e consideramos muito profícuaa reunião, no sentido da construção de políticas estruturantes para o campo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.