Uma pesquisa realizada pela agência Creative Group (TCG) constatou que 44% dos executivos de publicidade e marketing nos Estados Unidos não demonstram nenhum interesse em usar o site social Pinterest para fins comerciais. Cerca de 18% deles nunca ouviram falar da rede de compartilhamento de fotos, e apenas 7% incluem o Pinterest em seu composto de marketing.
Aparentemente, tais executivos ainda não se deixaram encantar pelas estatísticas do Pinterest. De acordo com o site MarketingVox, levantamento realizado em conjunto pela Shop.org, comScore e Partnering Group indicou que os consumidores online norte-americanos seguem uma média de 9,3 empresas de varejo no Pinterest, contra 6,9 no Facebook.
E uma outra pesquisa, da Steelhouse, mostrou que 59% dos usuários do Pinterest compraram um item que viram no site, em comparação com os 33% de usuários do Facebook que compraram um item que viram em seu feed de notícias ou mural de um amigo.
Donna Farrugia, diretora do Creative Group, diz em comunicado que, embora o Pinterest esteja atraindo seguidores com grande rapidez, é provável que empresas e profissionais de marketing estejam aguardando para ver se a popularidade da rede vai durar e qual o seu potencial de uso corporativo, para só então decidirem se faz sentido marcar presença na plataforma.
Confira as respostas dos executivos de marketing de agências e empresas à pergunta da TCG:
"Qual das seguintes afirmações melhor descreve a atitude de sua empresa/agência em relação ao Pinterest?"
Nós amamos e já usamos para fins comerciais: 7%
Chamou nossa atenção e pretendemos começar a usá-lo para fins comerciais: 10%
Chamou nossa atenção, mas hesitamos em usá-lo para fins comerciais: 17%
Nós não temos nenhum interesse em usá-lo para fins comerciais: 44%
Não sabe/nunca ouviu falar do Pinterest: 18%
Não sabe/não respondeu: 4%