Governo aceitará certificações internacionais nas compras de equipamentos de informática

0

O governo decidiu que aceitará as certificações de conformidade emitidas por outros organismos que não o Inmetro, como especificado no Decreto 7.174/2010, sobre segurança na aquisição de aparelhos e serviços de comunicação e informática (TICs). É o que estabelece a Orientação Normativa nº 1, publicada nesta segunda-feira, 24, pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).

De acordo com a norma, serão aceitas todas as certificações de organismos credenciados pelo Inmetro na fase de qualificação dos bens que serão adquiridos. A SLTI informa que a orientação atende a pedidos de órgãos públicos, especialmente de bancos, que não conseguiam adquirir caixas eletrônicos  por falta de certificação do Inmetro.

A norma abre espaço também para que a certificação deixe de ser exigida, nos casos de comprovada inviabilidade técnica para a obtenção desses documentos ou de aquisição de bens de elevada singularidade e personalização. Para isso, o órgão deve apresentar justificativa para a dispensa.

A SLTI ressalta que as certificações não dizem respeito à segurança da informação, mas à segurança do usuário e instalações, à compatibilidade eletromagnética e ao consumo de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.