Justiça dos EUA define que FTC é o órgão responsável por fiscalizar segurança de dados corporativos

0

Um tribunal federal de apelações reforçou nesta segunda-feira, 24, que a Federal Trade Commission (Comissão Federal de Comércio) dos Estados Unidos é autoridade que detém o poder para fiscalizar a ciberssegurança corporativa. Entre seus poderes, a corte afirma que a FTC pode abrir processos contra empresas que não protegerem as informações dos clientes.

O Terceiro (Circuito) Tribunal Federal de Apelações, na Filadélfia, decidiu também que a FTC poderá prosseguir com uma ação judicial contra a rede de hotéis Wyndham Worldwide, por ter parte da responsabilidade por três infrações ocorridas entre 2008 e 2010, em que hackers roubou mais de 619 mil números de cartões de crédito e débito, segundo o The Wall Street Journal.

O caso foi acompanhado de perto de órgão da Justiça e serviu como um teste para a FTC. Como o Congresso dos EUA não aprova o projeto de legislação para a segurança de dados, a FTC tem procurado cobrir esse vazio, analisando mais de 50 casos de quebra de segurança de dados, com base na sua autoridade para tomar medidas contra práticas comerciais desleais e enganosas.

A maioria das ações da FTC resultaram no pagamento de multas. A rede de hotéis Wyndham, que opera marcas como Wingate, Hawthorn, Days Inn, Ramada Worldwide e Super 8, entre outros, decidiu contestar a capacidade da FTC de usar seu tradicional poder de defesa do consumidor para abordar as práticas de segurança de dados da empresa.

A FTC alegou que a Wyndham falhou em diversas áreas para implementar salvaguardas razoáveis, deixando os dados do consumidor desprotegidos, sem firewalls e usando software desatualizado que não podia receber atualizações de segurança. A comissão quer que a empresa torne mais rígida a segurança de dados e corrija eventuais danos sofridos por clientes cujas informações pessoais foram comprometidas.

A Wyndham tinha argumentado que a campanha da FTC estava tentando controlar as empresas, em vez de hackers. A corte formada por três juízes Terceiro Circuito discordou, em uma decisão unânime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.