Publicidade
Início Blogueria Mercado online: os desafios de recrutar e reter talentos

Mercado online: os desafios de recrutar e reter talentos

0
Publicidade

Com o boom do “mercado ponto com” no fim dos anos 90, surgiram inúmeras empresas que ganharam musculatura nas bolsas de valores devido à forte alta de suas ações em todo o mundo. Empresas essas que se estruturaram e cresceram rapidamente, chegando ao topo do mercado. Já outras não trilharam o mesmo caminho por diversos motivos. 

Tratando-se de internet, falamos aqui de um mercado de pouco mais de 15 anos, que recebe a todo o tempo novas empresas e novos negócios. Diante disso, nota-se uma constante evolução, em busca de adequações de processos, tecnologias, modelos de trabalho e capital humano, utilizando referências de outros mercados mais maduros e se adaptando ao dinamismo e à agilidade tão presentes no universo online.

Empresas dos mais variados subsegmentos, como e-commerces, portais, classificados, buscadores, redes sociais, entre outros, no geral apresentam estruturas distintas, o que reflete nas nomenclaturas de cargo e detalhes das funções dos colaboradores. Isso ainda se dá devido ao desenvolvimento do mercado. Em conversa com executivos da área, fica claro o quanto eles adéquam a estrutura organizacional ao negócio, criando e recriando áreas, desenvolvendo novas posições e novas carreiras.

Sim, esse mercado possibilitou o surgimento de novas profissões, principalmente na área de tecnologia. Profissionais de desenvolvimento web e de gestão de projetos através de metodologias ágeis tornaram-se essenciais, altamente demandados e valorizados. Além desses, profissionais das áreas de marketing e Business Inteligence são vistos como core-business. Por meio de diversas ferramentas, monitoram e controlam tudo o que acontece em suas empresas, tomando decisões imediatas com o objetivo de rentabilizar e otimizar seus negócios.

Estes profissionais precisam ter como principais competências a tomada de decisão, o dinamismo, visão analítica e bom relacionamento, já que o trabalho em equipe é mais que comum. Por serem carreiras recentes, é possível observar maior flexibilidade em relação à senioridade dos executivos, o que difere de outros mercados, em que dificilmente considera-se um profissional nível sênior com menos de quatro anos de experiência.

Aliado a esses pontos, é possível destacar também a variação e a diferença de remuneração, com grande discrepância entre cargos e áreas. Além disso, notam-se profissionais altamente valorizados, principalmente de tecnologia com maior vivência no mercado, podendo negociar salários até 40% maiores do que se pratica em outros mercados e/ou empresas.

Mesmo com a atual situação econômica e política do país, notamos que este mercado se mantém acelerado e em constante evolução. Diante disso, executivos de Negócios e de Recursos Humanos tem o grande desafio de recrutar e, principalmente, manter seus talentos na empresa. Diferente de outros mercados em que profissionais destacam plano de carreira e qualidade de vida, profissionais do mundo online vêem muito mais valor em trabalhar com projetos inovadores e com tecnologias de ponta, mas não deixam de colocar em xeque as possibilidades de crescimento profissional.

Com esse cenário, cabe aos executivos serem mais criativos em sua gestão e atentos às suas equipes, mantendo-os, assim, motivados e engajados não só com o projeto, mas também com a cultura e os valores da companhia. Não obstante a isso, é exigido um nível mais criterioso no processo de seleção, atentando-se às competências necessárias, à adaptação ao seu modelo de trabalho e à carreira que poderá ser trilhada na empresa.

Marília Evangelista,  Associate & Partner da Asap Recruiters, consultoria de busca e seleção de executivos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile