Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Proteste cobra do CGI.br posicionamento sobre Internet.org

Proteste cobra do CGI.br posicionamento sobre Internet.org

0
Dilma e Zuckerberg anunciam parceria no Internet.org. Foto: Portal Brasil
Publicidade

Junto com entidades da sociedade civil da campanha ‘Marco Civil Já’, a associação de consumidores Proteste entregou nesta segunda-feira, 24, documento cobrando do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) um posicionamento a respeito do projeto Internet.org, do Facebook. A intenção é que a entidade realize uma reunião aberta para voltar a discutir a iniciativa, já que na última reunião de julho o Comitê acabou não tomando nenhum posicionamento por falta de consenso.

A justificativa da cobrança é que o CGI.br teria assumido um papel importante após o Marco Civil ter virado a Lei 12.965/2014. A Proteste afirma que há “expectativa gerada com a resposta do Facebook após os questionamentos feitos pelo conselho”. Em junho, o coordenador do Comitê, Virgílio Almeida, enviou uma sabatina por escrito ao Facebook, que respondeu alegando que o Internet.org não se encaixa no rótulo de “jardins murados” (do inglês walled gardens) e que não fere a neutralidade de rede.

Na visão da Proteste, o Internet.org é ilegal por contrariar a garantia de neutralidade de rede ao fornecer acesso restrito. Além disso, condena o projeto por “incidir em publicidade enganosa ao omitir seu teor comercial por trás da denominação ‘.org'”. Diz ainda que o Facebook é quem define provedores de conexão e aplicativos a serem acessados pela iniciativa. “O objetivo real da parceria firmada entre o Facebook e o governo, sob o pretexto de inclusão digital, é de fisgar usuários para a plataforma e para as empresas parceiras que atuam na camada de infraestrutura e na camada de conteúdos e aplicações.”

O projeto de universalização tem sido alvo de debate no Brasil há meses. Em abril deste ano, durante a VII Cúpula das Américas, no Panamá, a presidenta Dilma Rousseff se encontrou com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e anunciou que iria “começar a desenvolver estudos em comum” para projeto de inclusão digital. Apesar do teor do encontro, e após críticas à suposta parceria, o governo afirmou não ter havido qualquer acordo com a rede social. Isso motivou o CGI.br a procurar respostas sobre o Internet.org, apesar de não ter havido qualquer conclusão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile