Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Varejo online fatura R$ 27,04 bilhões no primeiro semestre, 41,9% do previsto...

Varejo online fatura R$ 27,04 bilhões no primeiro semestre, 41,9% do previsto para o ano

0
Publicidade

As vendas B2C (de empresas para consumidores) no varejo online nas categorias bens de consumo, turismo e autos movimentaram cerca de R$ 27,4 bilhões no primeiro semestre, o que representa 41,9% dos R$ 64,4 bilhões previstos de faturamento para todo este ano. Levantamento realizado pela consultoria E-Consulting aponta queda de 2,35% nos primeiros seis meses.

Segundo o estudo, bens de consumo continua a liderar o índice, tendo arrecadado R$ 14,89 bilhões de janeiro a julho. A previsão para esta categoria, que mensura as vendas de eletroeletrônicos, informática, vestuários e produtos de beleza, era que atingisse no período 43% do montante previsto para o ano, que é de R$ 32,3 bilhões. O setor, porém, alcançou 46,1%, um incremento de 3,1%

“Apesar dos primeiros seis meses do ano haver diversos fatores não convergentes com o aquecimento das vendas no e-commerce, porque é um momento em que tem que pagar matrícula na escola, IPTU, IPVA e outros tributos que impactam diretamente no poder de compra, bens de consumo superou as expectativas do período”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting.

Outro nicho que faz parte da somatória está relacionado ao turismo. As viagens vendidas via web fecharam o ciclo com uma arrecadação de R$ 7,17 bilhões, ficando, praticamente, na meta prevista que era chegar aos 42,8% do volume previsto para 2016, que soma R$ 16,9 milhões.

Já em relação ao VOL Auto, a queda foi maior, retraindo 12% da previsão. O número registrado no primeiro semestre foi de R$ 4,98 bilhões. A previsão da E-Consulting para as vendas de autos no período era chegar aos 42,8% da metade do ano, que é R$ 13,2 bilhões, porém atingiu apenas R$ 37,7%.

Medido há 14 anos, o cálculo do índice do VOL inclui em sua soma a potencialização do e-commerce B2C nas modalidades tradicional, mobile commerce, social commerce e compras coletivas, além do C2C (consumidor para consumidor).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile