Embraco dá inteligência à geladeira comercial por meio de soluções IoT

0

Você já imaginou ser proprietário de uma marca de alimentos e bebidas e receber, por exemplo, informações de quantas vezes a porta do refrigerador de bebidas foi aberta e qual o produto mais consumido? Para responder questões estratégicas como esta e em tempo real, a Embraco, multinacional com foco em refrigeração, apresenta ao mercado o diili, um novo negócio que contribui para que marcas possam gerenciar de forma efetiva freezers e geladeiras nos pontos de venda.

Para o consumidor final, garantia de sua bebida na temperatura ideal ou do sorvete na consistência certa a qualquer hora do dia. Para as marcas, potencial aumento nas vendas, eficiência energética e redução de até 15% em custos operacionais. O diili gerencia isto não apenas em uma geladeira, mas em até milhares de unidades instaladas.

Instalação dos sensores diili na geladeira

Tecnologia desenvolvida com base na Internet das Coisas (IoT), o diili entende o funcionamento de freezers e geladeiras comerciais, indica a localização do equipamento e alerta sobre falta de estoque, falhas ou necessidade de manutenção preventiva. Além disso, desvenda o comportamento do consumidor no ponto de venda, permitindo análises mais completas sobre o desempenho dos produtos expostos. Traz, ainda, métricas para o mundo real, anteriormente oferecidas somente pelo comércio eletrônico, que permitem aconselhar e sugerir a localização mais estratégica do equipamento, por exemplo.

A inteligência gerada faz com que as marcas conheçam melhor o consumidor e a partir disto consigam tomar decisões estratégicas para aumentar as vendas e reduzir perdas com manutenção em até 10%. Alinhado à estratégia de sustentabilidade da Embraco, o diili ainda tem potencial para reduzir em 15% o consumo de energia dos refrigeradores por possibilitar uma refrigeração mais adequada ao tipo de carga armazenada e às características do ponto de venda.

"O diili representa a nova Era da refrigeração comercial. Torna estes equipamentos mais inteligentes e traz soluções inovadoras que agregam resultados às marcas e à cadeia de refrigeração. A Embraco pretende continuar sendo protagonista desta evolução para levar mais qualidade de vida às pessoas", resume Luis Felipe Dau, CEO da companhia, que investe de 3% a 4% da receita líquida em Pesquisa & Desenvolvimento e conta com 600 profissionais dedicados exclusivamente a esta área.

Como funciona?

A inteligência que agrega valor ao negócio ocorre porque o diili consegue avaliar o status dos equipamentos de refrigeração comercial em campo 24 horas por dia. Para isto, utiliza técnicas avançadas de IoT, onde sensores espalhados pelo equipamento entendem seu funcionamento, o ambiente em que se encontra instalado e como o refrigerador ou freezer é utilizado. Todas essas informações são enviadas através da internet para uma aplicação em nuvem (Cloud), onde o diili entra em ação. A plataforma analisa dados, faz correlações e traça aprendizados necessários gerando inteligência e contribuindo para a estratégia da marca.

A marca acompanha o resultado gerado por meio do aplicativo do diili, de forma online, no celular ou na tela do computador. Com o uso da solução, por exemplo, é possível se antecipar a eventuais problemas para preservar a qualidade dos alimentos em um caso de falta de energia ou até mesmo centenas delas se o problema for em uma grande região. Essa percepção, no fim do dia, é convertida em menos perdas e mais assertividade nas vendas. A plataforma também vai permitir à marca interações com seus consumidores por meio de promoções.

Novas e eficientes soluções

A experiência de 46 anos em refrigeração da Embraco aliada ao seu protagonismo, DNA inovador e o foco no cliente criou um ecossistema propício para o desenvolvimento do diili. "No início, dedicamos um tempo para conhecer a realidade dos clientes e aplicamos técnicas de inovação modernas e ágeis em nossos processos. Esta combinação nos ajudou a criar um modelo de negócio alinhado às necessidades deles e que foi validado após alguns pilotos", conta Ernani Nunes, diretor de Novos Negócios da Embraco.

Segundo ele, a plataforma atenderá o Brasil neste primeiro momento, mas já caminha para se tornar uma solução global. "A arquitetura da solução desenvolvida pode ser utilizada em diferentes regiões. Por operar na nuvem, atendem o que temos de mais avançado em critérios de segurança. Para esta construção, contamos com o suporte de parceiros e com o diferencial da Embraco de poder desenvolver todas as camadas da tecnologia, o que permite um melhor nível de desempenho", destaca.

A Embraco é uma das primeiras empresas do segmento de soluções em refrigeração a mover sua cultura para um posicionamento digital. Iniciativas como aquisição da UpPoints, startup que desenvolveu um sistema inovador de comportamento do consumidor e reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos, e o aplicativo Toolbox App, que reúne informações necessárias para a rotina de técnicos refrigeristas, são exemplos desta jornada digital. A companhia também é co-fundadora da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), e conta com outras ações no contexto de Internet Industrial das Coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.