O papel das Telecoms na construção das Smart Cities

0

Grandes e pequenas cidades ao redor do mundo estão ficando mais inteligentes. E no Brasil, a história não é diferente. Com a implantação da Transformação Digital que vem ocorrendo nos últimos anos, e que com a chegada da pandemia do coronavírus pode ser acelerada, muitos gestores públicos puderam perceber mais facilmente as vantagens que a tecnologia pode oferecer aos serviços prestados à população. A sinergia dos investimentos em infraestrutura de rede para a construção das Smart Cities já é uma realidade comprovada por diversos países, incluindo o Brasil.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria Grand View Research, as Cidades Inteligentes ou Smart Cities devem movimentar, mundialmente, US$ 2,57 trilhões em 2025, com um CAGR – taxa de crescimento anual composta de 18,4% no período. No Brasil, as Cidades Digitais também vêm ganhando espaço, onde Campinas, Curitiba e São Paulo são considerados os municípios mais inteligentes do país, segundo o Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria de mercado Urban Systems, em 2019.

A ideia por traz desse conceito reúne a combinação dos esforços coordenados do governo e de outras organizações para aproveitar as novas tecnologias, que irão tornar a administração dos centros urbanos mais eficiente e, assim, melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Elas utilizam tecnologias avançadas de comunicação e informação para promover um desenvolvimento sustentável e crescimento econômico, a partir de um plano estratégico e um ecossistema de empresas e equipes capacitadas.

Mas, independente de ser aqui ou em qualquer outro país do mundo, para que toda essa inovação vire realidade, é preciso investir em soluções de conectividade e comunicação de ponta. Levando isso em consideração, a pergunta que fica é se essas cidades terão a infraestrutura de rede instalada necessária para implantar novas tecnologias e realmente aproveitá-las. Em razão disso, as operadoras e provedores de soluções de telecomunicações já exercem um papel fundamental a ser desenvolvido na construção desse novo ecossistema.

Com a chegada do 5G no país, as operadoras poderão oferecer serviços mais poderosos e acessíveis aos governos. Um dos pilares das Cidades Inteligentes é a troca de dados eficaz, veloz e confiável. Isso quer dizer que para sustentar essa "infovia", que irá conectar toda a cidade, teremos uma grande demanda por serviços de infraestrutura de Telecom e de TI para suportar as aplicações, como implantação de torres, cabeamentos, serviços de internet e fibra óptica.

O aproveitamento da capacidade do 5G também ajudará as operadoras a fornecerem conectividade, velocidade e confiabilidade adequadas que cada caso exigirá. A combinação da sua alta banda larga, baixa latência, melhor eficiência energética e processamento de grande número de dispositivos conectados, permitirá que novos serviços sejam criados, especialmente nas áreas de transporte, segurança pública e serviços ao cidadão.

O leque de possibilidades oferecidas pela adoção das Smart Cities é muito abrangente. Por isso, precisamos olhar para o futuro, em ciclos de projetos que melhorem a cada nova tecnologia e investimentos que perdurem por décadas. Nesse processo, as empresas que atuam no mercado de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), principalmente as operadoras de Telecom, serão as responsáveis por tirar os projetos do papel e colocá-los em andamento, garantindo toda base de rede e infraestrutura necessárias, rumo às cidades do futuro.

Renan Torres, diretor comercial da Americanet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.