Marco Legal das Startups introduz novo modelo de contratação de inovação

0

No dia 1º de junho, foi sancionada a Lei Complementar 182/2021 que instituiu o "Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador". Essa Lei estabelece uma série de medidas de fomento às startups, que envolvem desde a regulação de instrumentos de mercado até a criação de regras para utilização de fundos para estímulo à pesquisa.

Um elemento central da Lei Complementar é a consolidação do entendimento das startups como atores importantes na promoção da inovação do país, na medida em que se identifica nessas empresas emergentes o potencial de criação e desenvolvimento de soluções de ponta, que podem ser aproveitadas tanto pelo mercado como pelo próprio poder público.

Para avançar nesta frente, a Lei criou um formato de contratação, o "Contrato Público para Solução Inovadora" (CPSI), contemplando dois objetivos específicos: (i) o direcionamento do poder de compra do Estado para promover a inovação no setor produtivo; e (ii) o desenvolvimento e teste de soluções inovadoras para demandas práticas da administração, seguido da possibilidade de contratação para fornecimento, caso seja verificado o êxito.

Esses objetivos aproximam-se daqueles perseguidos pela Encomenda Tecnológica, prevista no Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, detalhado no Decreto 9.283/2018. No entanto, o CPSI diferencia-se da Encomenda ao não exigir que a solução contratada envolva risco tecnológico, o que amplia sua possibilidade de utilização, ao permitir o teste de tecnologias que já estão em estágio mais avançado de desenvolvimento, mas que ainda dependem de avaliações para a implementação em contexto específico.

Para a celebração do CPSI, são adotados critérios de seleção que priorizam o "potencial de resolução do problema", "o grau de desenvolvimento da solução proposta" e a "viabilidade e maturidade do modelo de negócio", que serão avaliados por comissão julgadora formada por pessoas de reputação ilibada e vasto conhecimento, incluindo professor de instituição de ensino superior.

Neste ponto, a Lei traz uma sinalização clara quanto à importância de se adotar parâmetros alternativos a uma avaliação pura e simplesmente do menor preço. Inclusive, após o julgamento, o procedimento prevê negociação para definir o formato de remuneração, que pode combinar preço fixo, reembolso de custos e vinculação a metas.

A previsão desta etapa faz com que o Contrato Público para Solução Inovadora guarde alguma proximidade com a dinâmica do Diálogo Competitivo, previsto na recente Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), muito embora este último volte-se à contratação de soluções em estágio mais consolidado, não contemplando a fase de testes, e preveja uma fase mais ampla de negociação entre as participantes.

Em que pese os aspectos que diferem cada procedimento licitatório, há uma convergência para a adoção de mecanismos que permitam a seleção da melhor solução técnica para o problema identificado pela administração pública e de estratégias de estímulo a negociação, proporcionando condições econômicas mais vantajosas ao ente contratante.

Sendo assim, o Marco Legal de Startups preenche uma lacuna importante ao criar estratégia de contratação de inovação direcionada a soluções tecnológicas em estágio intermediário de consolidação, colocando-se como alternativa viável para empresas emergentes cujos produtos não são perfeitamente englobados pelos modelos da Encomenda Tecnológica e do Diálogo Competitivo.

Mariana Chiesa Gouveia Nascimento, advogada da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados e doutora em direito pela Universidade de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.