Em busca de modernização e padronização dos seus processos de TI, a Hortifruti, rede de hortifrutigranjeiros, contratou a Suíte Itautec de Automação Comercial – conjunto de soluções desenvolvido pela Itautec, que envolve desde a gestão operacional das lojas à administração de pagamentos eletrônicos, passando pelo controle e monitoramento de sistemas, visando obter alta disponibilidade e produtividade.
O projeto, que foi iniciado em setembro de 2011, já instalou todos os módulos da Suíte Itautec de Automação Comercial em 14 lojas da rede, localizada atualmente nos Estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro. A previsão é concluir até novembro desse ano a padronização dos processos de TI em todas as unidades da varejista.
Automatizando desde o ponto de venda (PDV) até a consolidação diária das vendas, o módulo Gestão Operacional e Estratégica fornece informações para a gestão centralizada da Hortifruti, com funções que permitiram a companhia realizar um melhor gerenciamento do ambiente de loja. “Agora conseguimos controlar de forma mais rigorosa a operação dos caixas. O módulo identifica, por exemplo, o cancelamento da compra de produtos e pode sinalizar possíveis riscos ou suspeitas de fraude”, aponta Maxwell Mendes, gerente de TI da Hortifruti.
Com o módulo de Gestão de Pagamentos com Conciliação Eletrônica, a Hortifruti passou a viabilizar de forma mais simples transações e conciliações eletrônicas com as principais autorizadoras do mercado. Além disso, o software, que é facilmente integrável a sistemas de frente de loja, eliminou as divergências entre as operações das lojas e o sistema ERP, facilitando, inclusive, a adequação às exigências do Fisco.
A empresa conta também com o monitoramento em tempo real das atividades do PDV com o módulo Controle e Monitoramento. A solução melhorou a disponibilidade dos sistemas e a eficiência operacional dos equipamentos, já que possui a capacidade de antecipar eventos que resultem em paradas para manutenção ou reposição de peças, garantindo maior disponibilidade para os sistemas e, consequentemente, maior retorno sobre o investimento em tecnologia na rede varejista.
As melhorias alcançadas em governança corporativa e o ganho de competitividade fizeram a Hortifruti rever o planejamento para a expansão da rede nos próximos meses.
- Automação comercial