Empresas apresentam soluções móveis para melhorar o trânsito

0

Diversas empresas já têm soluções implantadas e em desenvolvimento na área de mobilidade para o transporte público e privado. O Grupo Sertell, de Recife, desenvolveu aplicativos para aluguel de bicicletas em grandes cidades. Os aplicativos Bike Rio e Bike Sampa, do Itaú, são exemplos de projetos. A empresa também possui um sistema de estacionamento público, chamado Zona Azul Eletrônica, implantado em Taubaté, São José dos Campos e Guarulhos (SP), Recife e Caruaru (PE), Araucária (PR), Lavras (MG) e Pelotas (RS).

"Por meio de um aplicativo, o usuário consegue comprar tíquetes para estacionar seu carro, não precisa falar com o flanelinha. A fiscalização também é feita por meio do celular do agente, que checa a placa do carro. É possível programar um alarme para lembrar da validade do tempo do ticket", contou o presidente da Sertell, Angelo Leitte, durante o Fórum Mobile+, evento sobre mobilidade corporativa da Converge Comunicações, que acontece nestas terça e quarta-feiras, 24 e 25, em São Paulo.

Outra solução apresentada no evento foi a substituição de validadores de bilhetes de ônibus por smartphones com a solução Bus.Mobile. Com um aplicativo, o usuário valida um bilhete eletrônico por meio da tecnologia NFC. "Estamos muito focados em redução de custos. Hoje, as empresas de transporte público não consideram um aumento na receita, e a tecnologia aumenta a receita", afirmou o sócio-diretor da Mass.com, Marco Aurélio Souza. O executivo compara o custo de cerca de R$ 6,5 mil de um único validador de bilhetes por um smartphone compatível com a tecnologia de comunicação por proximidade de campo (NFC), que custava em média R$ 1,7 mil no ano passado.

Na área de carros conectados, Mateus Lima Silveira, da área de planejamento estratégico e inovação da Fiat Chrysler na América Latina, apresentou a Fiat Social Drive, plataforma que conecta o usuário às redes sociais dentro do carro. "O usuário cria uma conta pelo celular ou pela internet com o número do chassi do carro e depois consegue receber informações enquanto dirige via conexão Bluetooth. Ele não precisa tirar as mãos do volante, é tudo por comando de voz pela segurança", garantiu Silveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.