Intel anuncia programa para fortalecer manufatura de designs de referência no Brasil

0

A Intel anunciou nesta quarta-feira, 24, que pretende criar um programa para capacitação de centros independentes de design, para incluir o Brasil no mapa de produção de designs de referência para dispositivos de computação pessoal. A iniciativa é um desdobramento do plano de investimento da fabricante de chips de R$ 300 milhões para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em áreas de interesse nacional, anunciado no início de 2013. Atualmente, mais de 95% dos designs de computação pessoal provêm da Ásia. Com o programa, a Intel pretende desenvolver centros de design para a criação de sistemas de referência para adoção no mercado brasileiro.

"A experiência da Intel com o apoio à indústria de tecnologia e aos desenvolvedores no Brasil tem resultado em projetos inovadores. Acreditamos que nosso trabalho como catalisadores da indústria pode auxiliar o ecossistema local a evoluir de modo ainda mais rápido", detalha David González, diretor geral da Intel Brasil.

A Intel espera trabalhar com os dois primeiros centros já no início de 2015 — o Senai-Cimatec, na Bahia, e o Instituto de Pesquisas Eldorado, no Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. Primeiro, os centros atuarão na pesquisa de designs de referência e depois colaborarão com fabricantes locais para desenvolver designs exclusivos que atendam às necessidades do mercado local, oferecendo novas opções de dispositivos, com arquitetura Intel. A expectativa é que o programa ajude a estimular novos formatos de computadores disponíveis para o consumidor brasileiro e minimizar a espera local por novidades de desktops, notebooks e tablets.

A participação da Intel no programa consiste transferência de expertise e capacitação. Junto com empresas parceiras, a Intel se encarregará do treinamento dos centros, habilitando-os no desenho de sistemas, validação, debug, além de capacitá-los para o processo de manufatura das plataformas da empresa. Do lado da execução dos projetos, os parceiros apoiarão todo o processo de desenvolvimento: design de placa/sistema, layout, validação de plataforma/sistema e manufatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.