Startup brasileira 00K recebe aporte de investidores

0

A empresa 00K, desenvolvedora da plataforma que automatiza a gestão de lojas virtuais, foi selecionada para receber aporte do MercadoLibreCommerceFund, fundo de investimentos do MercadoLivre, e também de um co-investimento da Wayra, aceleradora do Grupo Telefônica.

O valor aplicado, protegido por contrato, faz parte do programa que destina US$ 10 milhões para o financiamento de startups que potencializam a plataforma do MercadoLivre a partir de suas integrações via APIs (Application Programming Interface), abertas em 2012. A verba será usada para aprimorar a solução 00K, já integrada a 100% das APIs do marketplace.

Através da automação dos processos da venda, ela proporciona redução de custos de operação com ferramentas que facilitam a gestão de anúncios, controle de vendas, resposta à perguntas, emissão de nota, SIGEP do correio e até gestão de logística, dentre outras facilidades.

Para Cyllas Elia, fundador da 00K, o interesse surgiu naturalmente pela sinergia entre as empresas, e deve beneficiar a todas as partes. "Desde o início da abertura da API, a 00K vem trabalhando para fornecer uma integração completa e que suporta alto volume de transações para o vendedor no MercadoLivre. Com a automação dos processos, a loja aumenta sua lucratividade, a 00K atinge suas metas de crescimento, e o MercadoLivre amplia seu faturamento e mantém clientes satisfeitos", afirma.

Plataforma e benefícios

Com um investimento total de R$ 1 milhão desde seu lançamento, a 00K nasceu em 2011, como a primeira loja no Facebook. Com a abertura das APIs pelo MercadoLivre, acabou se tornando uma solução para otimizar a gestão de diferentes canais de vendas online.

A plataforma faz a integração do estoque de seus clientes distribuindo este a diversos canais de venda, como loja virtual, marketplaces e mobile, centralizando a administração das vendas destes canais em um único lugar.

A 00k hoje tem integração com alguns dos principais sistemas de ERP (sistema integrado de gestão). Os varejistas que ainda não possuem este tipo de serviço fazem o cadastro de produtos via tabela ou mesmo sem trabalho algum, importando os anúncios do MercadoLivre diretamente à plataforma.

As ferramentas desenvolvidas pela 00K em um plataforma aberta, com APIs de mercado, visam reduzir e tornar mais rápidas as interações humanas durante o trâmite de uma venda, trazendo para o gestor do e-commerce uma solução que torna o trabalho dele mais ágil, relevante, objetivo e produtivo.

A solução permite a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e), emissão e rastreio das etiquetas dos Correios, organização de fluxo de pedidos, recursos de otimização de busca (SEO), API de front end para desenvolvimento de layout e interfaces personalizadas, consolidação de dados completos da compra, variação quanto as características do produto e até o cálculo automático de frete de transportadoras.

"A integração traz inúmeras possibilidades para troca de informação entre sistemas, como tratar as vendas de diversos canais em um só lugar, controlar o fluxo de seus pedidos, troca de informações instantâneas com seus fornecedores e validação com solicitação automática de dados faltantes ao consumidor", explica Elia.

Segundo ele, com a automação de processos, o Mercado Livre reduziu seus custos na gestão das vendas no marketplace em cerca de 50%. À parte deste caso específico, a média de redução dos custos operacionais varia em torno de 30%, algo que justifica a 00K ser a única plataforma que deu foco em desenvolver a fundo soluções completas para gestão de vendas no MercadoLivre, maior e-commerce da América Latina e a marca mais buscada no Google.

Atualmente, a 00K conta com 75 clientes de diversos segmentos, entre eles, algumas das maiores lojas do MercadoLivre, como a Connect Parts, Quality SP eShop63. Após os investimentos, a expectativa é crescer 80% e encerrar 2014 com 135 clientes. A previsão de faturamento para 2014 é de R$1,8 milhão e projeção de R$ 7milhões em 2015.

Ainda para este ano, a 00K lança uma nova solução de Analytics, para avaliar métricas e desempenho dos diferentes canais, que já está em fase de testes e deve ficar disponível em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.