Startup brasileira 00K recebe aporte de investidores

0
0

A empresa 00K, desenvolvedora da plataforma que automatiza a gestão de lojas virtuais, foi selecionada para receber aporte do MercadoLibreCommerceFund, fundo de investimentos do MercadoLivre, e também de um co-investimento da Wayra, aceleradora do Grupo Telefônica.

O valor aplicado, protegido por contrato, faz parte do programa que destina US$ 10 milhões para o financiamento de startups que potencializam a plataforma do MercadoLivre a partir de suas integrações via APIs (Application Programming Interface), abertas em 2012. A verba será usada para aprimorar a solução 00K, já integrada a 100% das APIs do marketplace.

Através da automação dos processos da venda, ela proporciona redução de custos de operação com ferramentas que facilitam a gestão de anúncios, controle de vendas, resposta à perguntas, emissão de nota, SIGEP do correio e até gestão de logística, dentre outras facilidades.

Para Cyllas Elia, fundador da 00K, o interesse surgiu naturalmente pela sinergia entre as empresas, e deve beneficiar a todas as partes. "Desde o início da abertura da API, a 00K vem trabalhando para fornecer uma integração completa e que suporta alto volume de transações para o vendedor no MercadoLivre. Com a automação dos processos, a loja aumenta sua lucratividade, a 00K atinge suas metas de crescimento, e o MercadoLivre amplia seu faturamento e mantém clientes satisfeitos", afirma.

Plataforma e benefícios

Com um investimento total de R$ 1 milhão desde seu lançamento, a 00K nasceu em 2011, como a primeira loja no Facebook. Com a abertura das APIs pelo MercadoLivre, acabou se tornando uma solução para otimizar a gestão de diferentes canais de vendas online.

A plataforma faz a integração do estoque de seus clientes distribuindo este a diversos canais de venda, como loja virtual, marketplaces e mobile, centralizando a administração das vendas destes canais em um único lugar.

A 00k hoje tem integração com alguns dos principais sistemas de ERP (sistema integrado de gestão). Os varejistas que ainda não possuem este tipo de serviço fazem o cadastro de produtos via tabela ou mesmo sem trabalho algum, importando os anúncios do MercadoLivre diretamente à plataforma.

As ferramentas desenvolvidas pela 00K em um plataforma aberta, com APIs de mercado, visam reduzir e tornar mais rápidas as interações humanas durante o trâmite de uma venda, trazendo para o gestor do e-commerce uma solução que torna o trabalho dele mais ágil, relevante, objetivo e produtivo.

A solução permite a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e), emissão e rastreio das etiquetas dos Correios, organização de fluxo de pedidos, recursos de otimização de busca (SEO), API de front end para desenvolvimento de layout e interfaces personalizadas, consolidação de dados completos da compra, variação quanto as características do produto e até o cálculo automático de frete de transportadoras.

"A integração traz inúmeras possibilidades para troca de informação entre sistemas, como tratar as vendas de diversos canais em um só lugar, controlar o fluxo de seus pedidos, troca de informações instantâneas com seus fornecedores e validação com solicitação automática de dados faltantes ao consumidor", explica Elia.

Segundo ele, com a automação de processos, o Mercado Livre reduziu seus custos na gestão das vendas no marketplace em cerca de 50%. À parte deste caso específico, a média de redução dos custos operacionais varia em torno de 30%, algo que justifica a 00K ser a única plataforma que deu foco em desenvolver a fundo soluções completas para gestão de vendas no MercadoLivre, maior e-commerce da América Latina e a marca mais buscada no Google.

Atualmente, a 00K conta com 75 clientes de diversos segmentos, entre eles, algumas das maiores lojas do MercadoLivre, como a Connect Parts, Quality SP eShop63. Após os investimentos, a expectativa é crescer 80% e encerrar 2014 com 135 clientes. A previsão de faturamento para 2014 é de R$1,8 milhão e projeção de R$ 7milhões em 2015.

Ainda para este ano, a 00K lança uma nova solução de Analytics, para avaliar métricas e desempenho dos diferentes canais, que já está em fase de testes e deve ficar disponível em breve.

Deixe seu comentário