Publicidade
Início Blogueria É possível ter sucesso em um projeto sem gerenciamento?

É possível ter sucesso em um projeto sem gerenciamento?

1
Publicidade

Parece um mantra algumas frases para os técnicos: o gerente de projetos não faz nada, é fácil gerenciar projetos, qualquer um pode fazer, com certeza o projeto sairia muito melhor se não existisse o GP.

Excetuando os gerentes de projeto que realmente não fazem nada, parecem mais office boys de luxo do PMO, a vida do GP não é nada fácil, mas vamos atender os sonhos dos técnicos e eliminar o GP e vejamos como seria um projeto sem ele.

Inevitavelmente todo projeto começa a partir de uma necessidade, um problema buscando solução ou mais comumente de um devaneio do cliente, que por sua vez sonha com o estado da arte em tecnologia e inovação, que seja realizado no menor tempo e com o menor custo.

O primeiro grande desafio é conseguir escrever no detalhe o escopo, por um lado um cliente que não consegue explicar exatamente o que deseja e do outro um técnico que por definição odeia escrever e acredita que consegue entender facilmente as necessidades do cliente, como resultado temos o primeiro passo o caos, um cliente que acredita ter explicado tudo e o técnico com a absoluta certeza que entendeu.

Enquanto o cliente continua seus delírios pesquisando e perguntando a todos sobre as melhores soluções para o seu projeto, o técnico tem a absoluta certeza que o que o cliente quer não irá resolver os seus problemas, assim reúne outros técnicos discutem a solução perfeita para o problema do cliente, dividem as atividades e sem o menor planejamento nem documentação começam o desenvolvimento.

O tempo passa e a ansiedade começa a aparecer, os chefes dos chefes dos técnicos cobram a entrada de dinheiro, o chefe do técnico os produtos do projeto, o representante comercial quer receber sua comissão, e o cliente com a prerrogativa do grande pagador deseja receber os protótipos, o detalhamento do escopo, tempo e exatamente quanto irá custar o projeto.

Como o projeto não possui um dono, todos são responsáveis e ninguém é o culpado, em poucos minutos de uma reunião de entendimento percebe-se que o caos está instalado, não existe controle de custos, porque os técnicos não cuidam disso, cronograma era algo que não servia para nada e o escopo era aquilo que o técnico pensou, afinal o cliente não sabe de nada.

O quase está pronto impera e a pressão do cliente torna-se insustentável, é necessário apresentar algo, uma comitiva encabeçada pelo diretor tem a responsabilidade de convencer o cliente que o que foi feito é o estado da arte.

Alguém tem alguma dúvida do resultado da reunião?

Uma verdadeira catástrofe, o cliente absolutamente indignado ameaça romper o contrato, o diretor com toda a sua experiência tenta em vão achar uma saída e o técnico teima em querer convencer o cliente que a solução que ele desenvolveu é a melhor solução para o problema dele.

Alguma dúvida sobre qual o resultado de realizar um projeto sem gerenciamento?

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile