EUA não ficaram satisfeitos com propostas para IANA

0

Após meses de intensos debates, incluindo um reconhecido atraso nas negociações, o período de consulta pública sobre a transferência das funções da Internet Assigned Numbers Authority (IANA) para o modelo multissetorial foi encerrado no último dia 10 de setembro. Mas o governo norte-americano achou que todo esse esforço não resultou em uma proposta que o agradasse. A justificativa para essa avaliação é que não houve consenso na questão da transferência das responsabilidades (prestação de contas) da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), operadora das funções da IANA.

O administrador da entidade do departamento do Comércio dos EUA (e que tem contrato com a ICANN para administrar as funções da IANA), a National Telecommunications & Information Administration (NTIA), Lawrence E. Strickling, disse em comunicado nesta quinta-feira, 24, que os stakeholders envolvidos na discussão até conseguiram achar denominadores comuns em vários dos elementos específicos dos planos que foram apresentados na consulta. Mas diz que "não chegaram a consenso em todas as ferramentas específicas que foram propostas para melhorar a responsabilidade da ICANN". Ele diz que há ainda muito a se debater sobre a "substância do plano em si" e de sua implantação.

Agora, um grupo de trabalho transcomunitário (CCWG) está se reunindo na Califórnia para trabalhar nessa responsabilidade da ICANN para quando acabar o contrato com a NTIA. Eles precisam atender às demandas dos stakeholders ao mesmo tempo em que preenchem todos os requisitos pedidos pela ICANN. Para Strickling, o fator crítico para o sucesso é focar em passar por cima das diferenças, ainda que seja algo difícil de fazer. "O plano de transição está testando o modelo multistakeholder como nunca. O mundo assiste para ver se os stakeholders conseguem achar um consenso para seguir adiante", aconselha.

O administrador da NTIA sugere melhor organização dos pontos consensuais e que elementos precisam ser mais detalhados para atender à demanda da entidade. Segundo ele, "as perguntas dos stakeholders nos comentários públicos demonstram significativa confusão e incerteza em como porções do plano seriam operacionalizados". Diz ainda que nem todas as consequências da operação foram pesadas.

Outro conselho de Strickling é o de considerar se as medidas sugeridas seriam sustentáveis o suficiente para permitir à NTIA sair do contrato com a ICANN para as funções da IANA. Somente após essas etapas é que ele aconselha a redação da proposta final, que seria apresentada já em outubro em um encontro da Corporação em Dublin, na Irlanda. "Todos os stakeholders precisam chegar juntos a um consenso porque não há caminho alternativo para completar a transição", alerta. Ou seja: não adianta mostrar alternativas, a NTIA só quer uma proposta finalizada e já acordada. E, claro, atendendo às suas próprias exigências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.