Publicidade
Início Notícias Gestão TCU analisa representações sobre pregões eletrônicos da Dataprev no Rio de Janeiro...

TCU analisa representações sobre pregões eletrônicos da Dataprev no Rio de Janeiro e em São Paulo

0
Publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou duas representações referentes a dois pregões realizados pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). As licitações objetivavam o fornecimento de serviços de manutenção integrada em infraestrutura de banco de dados para o Centro de Processamento Rio de Janeiro (CPRJ) e para o Centro de Processamento São Paulo (CPSP).

As licitações estavam suspensas por medida cautelar emitida pelo tribunal, que identificou ausência de parcelamento do objeto sem a demonstração da necessidade de alguns serviços, como manutenção de sistemas auxiliares do data center e sala cofre e adequação e recarga de gás, entre outros.

Para o tribunal, a reunião de itens tão diversificados numa mesma licitação pode ter ocasionado restrição à competitividade. Além disto, a Dataprev não demonstrou adequação dos preços orçados.

As justificativas apresentadas pelos gestores não afastaram, segundo o TCU, sua responsabilidade sobre falta de detalhamento da planilha de custos e formação de preços, item orçamentário benefícios e despesas indiretas (BDI) apresentado pela vencedora acima do máximo estipulado no edital e cotação baseada na resposta de apenas uma empresa, em desacordo com a jurisprudência do tribunal.

O TCU suspendeu a medida cautelar adotada e condicionou a continuidade da licitação à exclusão do item recarga de gás e aos ajustes no BDI da proposta vencedora. A Dataprev foi informada sobre as irregularidades encontradas e o tribunal continuará o monitoramento dos pregões.

O relator do processo é o ministro Vital do Rêgo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile