Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Brasil é o segundo país com maior número de ataques ransomware, alerta...

Brasil é o segundo país com maior número de ataques ransomware, alerta Trend Micro

0
Publicidade

A Trend Micro divulgou os resultados do relatório “Roundup”, que analisa o cenário global de ameaças cibernéticas durante o primeiro semestre deste ano. O report mostra que o Brasil é o segundo país com mais ameaças ransomware, concentrando 10,57% das ameaças globais, atrás apenas dos Estados Unidos, que representam 11,10%. Os outros países que compõem o Top 5 em número de ameaças ransomware são Índia, Vietnã e Turquia.

De acordo com a Trend Micro, o total global de ransomwares detectados desde 2016 até junho de 2019 foi superior a 1,8 bilhão. Esse valor é calculado a partir da combinação de todas as ameaças de e-mail, arquivos e URLs relacionadas a ransomware.

“Os cibercriminosos criam táticas cada vez mais avançadas e furtivas de burlar os sistemas de segurança, principalmente quando o assunto é ransomware”, comenta Franzvitor Fiorim, diretor técnico da Trend Micro. “Eles também se tornaram mais criteriosos com suas vítimas, escolhendo estrategicamente empresas que têm um alto desempenho financeiro e dados sensíveis, com o objetivo de maximizar o valor de resgate.”

Ameaças de e-mail

O Brasil também tem destaque no ranking de ameaças disseminadas por e-mail, ocupando o terceiro lugar com mais de 1,1 bilhão de ameaças bloqueadas pela Trend Micro. Os Estados Unidos também são líderes nessa categoria, seguidos da China.

“E-mails continuam sendo um grande vetor de ameaças pois com estratégias como a engenharia social é relativamente fácil enganar usuários desprevenidos. Para se proteger, é importante sempre conferir o remetente dos e-mails e clicar apenas em links e anexos que se tem certeza de que são legítimos”, afirma Fiorim. “Garantir que todos tenham um conhecimento básico de segurança digital é uma forma importante de prevenção, pois reduz o erro humano que geralmente está envolvido nas infecções por e-mail.”

URLs maliciosas

Outro dado que se destaca no relatório é a relação entre URLs maliciosas e vítimas afetadas – cada URL tem o potencial de atingir 14,5 usuários, segundo os números. Neste primeiro semestre, foram 5,5 milhões de acessos, colocando o Brasil na 16º posição do ranking de vítimas de endereços maliciosos bloqueados pela Trend Micro.

Malwares detectados

Com mais de 6,1 milhões de malwares, o Brasil ficou no 11º lugar do ranking de países com o maior número ameaças detectadas. O país também está no top 20 em quantidade de malwares bancários, com quase 3 mil ameaças detectadas.

Apps Maliciosos

Em relação a aplicativos maliciosos, o Brasil também teve destaque, ocupando o Top 15 dessa categoria. Foram quase 3 milhões de apps disponíveis no país avaliados no primeiro semestre, e destes, mais de 22 mil eram maliciosos.

“Um tipo de ameaça que se tornou muito comum no âmbito de aplicativos é o adware. Ele se disfarça de um app comum, geralmente de câmera ou jogos, mas exibe propagandas que são difíceis ou impossíveis de fechar, além de usar técnicas para dificultar a remoção do aplicativo, como esconder seu ícone. Checar as avaliações dos aplicativos e o desenvolvedor são boas táticas de precaução e segurança”, finaliza o diretor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile