Publicidade
Início Blogueria O fim da era do papel. Um marco na história do Governo...

O fim da era do papel. Um marco na história do Governo paulista

0
Publicidade

Iniciamos esta gestão com a missão de inovar o modelo de administração pública. Com trabalho, dedicação e responsabilidade, o grande desafio é a desburocratização interna, gerenciamento de recursos e a redução de gastos para tornar a máquina cada vez mais enxuta.

Numa era em que a tecnologia está 100% presente, o poder público, em qualquer esfera de Governo, tem o dever de se modernizar e seguir em movimento para aprimorar os serviços prestados aos cidadãos.

Tornar o Estado de São Paulo totalmente digital exige coragem para mudar velhas práticas dentro da administração. Algumas delas, inclusive, além de enraizadas e onerosas, há muito tempo já se mostravam ultrapassadas.

Para colocar fim ao desperdício público e custos desnecessários, a Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, recebeu a missão da Secretaria de Governo e desenvolveu o programa SP Sem Papel, instituído pelo Decreto 64.355. O objetivo principal é eliminar gradualmente o uso de papel em todos os órgãos, tornando a administração mais ágil e eficiente.

Os números impressionam. Segundo dados do Arquivo Público, por ano, quase três toneladas de documentos impressos são descartadas pelas repartições públicas. Com o SP Sem Papel, o Estado projeta economizar cerca de 75% com impressões e compra de folhas sulfite.

Na Prodesp, por exemplo, em cinco anos, deixaremos de gastar mais de R$ 3 milhões, fora o gasto indireto com transporte para levar os processos para outros órgãos, os custos com Correios e armazenagem física dos documentos. Com a instituição do sistema digital, além de melhorar a gestão, ganharemos em sustentabilidade.

Seguro e confiável, o novo programa permite a adoção de processos digitais tanto nos trâmites internos do Estado quanto na relação com municípios e a população.

Levar o SP Sem Papel ainda este ano para todas as Secretarias do Governo de São Paulo é nosso compromisso.

A transição das pilhas de papéis da administração direta para o modelo digital será feita em etapas. As primeiras secretarias contempladas pelo SP Sem Papel foram as de Governo, Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Casa Civil, Relações Institucionais, além da própria Prodesp. Em setembro, o programa será incorporado pelas secretarias dos Transportes Metropolitanos, de Agricultura e Abastecimento, além da Casa Militar, Defesa Civil e a Procuradoria Geral do Estado. Até o final de 2019 estará implantado em todas as Secretarias e no encerrar de 2020 na administração indireta.

Há 50 anos a Prodesp tem sido responsável por grande parte das inovações tecnológicas do Estado. O maior exemplo de eficiência e satisfação é o Poupatempo, gerido pela companhia desde a sua criação, em 1997, com quase 100% de aprovação nas pesquisas com usuários.

O SP Sem Papel sem dúvida representa um marco na história do Governo de São Paulo. A premissa é a boa gestão, agilidade, eficiência, bom uso do recurso público e transparência. O fim da era do papel. Um marco na história do Governo de São Paulo.

André Arruda, presidente da Prodesp.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile