Multitenant x Single-tenant: qual a melhor solução para o seu negócio?

0

É indiscutível que a acelerada transformação digital e o amplo volume de dados trocados a cada segundo vêm impulsionando a cloud computing. Segundo previsões do IDC, a adoção da nuvem vai avançar bastante neste ano, acumulando uma alta de quase 50% em relação a 2020.

Mas, quando se trata de escolher a arquitetura certa para construir uma infraestrutura em nuvem, a comunidade de tecnologia questiona: qual a melhor arquitetura para os seus negócios de um ou vários inquilinos?

A importância de escolher o modelo certo nem sempre é conhecida e a decisão pode ser  tomada sem considerar as consequências. Os executivos costumam acreditar que a única diferença entre as duas opções é se a nuvem é pública ou privada. Ou eles podem presumir que uma nuvem privada é mais segura. Esses equívocos podem fazer com que as empresas iniciem sua jornada digital na direção errada, causando grandes decepções.

Escolha o método certo para o seu negócio

Para empresas que decidem ir para a nuvem, existem dois modelos de implementação diferentes: single-tenant (ST), uma solução local que opera  por hospedagem ou multilocatário nuvem (MT), construída em verdadeira tecnologia de nuvem e altamente escalonável.

O método selecionado é muito importante. É ele que vai estabelecer os parâmetros para o upgrade e a capacidade de transformação digital da empresa. Fazer a escolha errada pode desperdiçar recursos, tempo e esforço.

Ao mudar para uma solução de locatário único você sabia que tem custos ocultos? É que exige maior comprometimento da equipe de TI e diminui a capacidade de adotar recursos avançados que a tecnologia de nuvem exige. Infelizmente, algumas organizações não estão cientes das limitações do locatário único até que, durante a implementação, descubram que estão simplesmente transferindo problemas antigos para um novo hardware em outro local.

Arquitetura single-tenant: oferece software que opera em uma infraestrutura de servidor separada para cada cliente, como se fosse uma instalação local, oferecendo maior controle à empresa, mas exigindo maior esforço e investimento. As organizações podem incorporar o sistema existente, com todos os seus pontos fortes e limitações, e colocá-lo na nuvem. A organização permanece responsável por várias funções, como segurança e backup, ou pode delegar essas responsabilidades ao provedor de hospedagem em troca de uma taxa. Isso adiciona um custo adicional à manutenção da solução.

Ambiente multilocatário: permite que vários clientes usem o aplicativo do mesmo ambiente operacional em hardware e recursos compartilhados. O modelo de compartilhamento de custos reduz o investimento e oferece os benefícios do uso de processos, manutenção e segurança padronizados. As soluções multilocatário nuvem  (MT) são baseadas na extensibilidade e configurabilidade que podem ter atualizações em vez de personalizações que não podem. Confira alguns benefícios:

Plataforma como serviço: A arquitetura MT fornece ferramentas para que os usuários possam criar e personalizar relatórios e muito mais sem alterar o código.

Solução sofisticada de alta qualidade: você pode confiar na qualidade da solução. Para que o software seja viável em um ambiente  MT, ele deve cumprir rigorosos testes e controles de qualidade rigorosos conforme os padrões;

Processos otimizados: as melhores práticas são incorporadas às soluções, incluindo fluxos de trabalho altamente eficientes já reconhecidos pelos usuários existentes;

Evite problemas para modificações: atualizações mínimas sem complicações e sem ajustes necessários para outras modificações. O objetivo de "sem modificações" ajuda a manter o foco em novas conquistas, em vez de preservar velhas metodologias;

Digitalização: a transformação digital cresce com os benefícios da nuvem MT. Esses pontos fornecem a base para uma estratégia de longo prazo e um plano de ação operacional. A implementação multilocatário atinge essa visão;

Controle de custos: economizando recursos, como pessoal, segurança e pagamento de maior capacidade para horários de pico e espaço para redundância e back-ups;

Agilidade: a capacidade é ajustada conforme necessário. As atualizações são feitas para serem facilmente expandidas para outras regiões;

Inovação: ao liberar a equipe de TI das tarefas de manutenção, eles podem se concentrar em questões mais estratégicas e na inovação.

Por fim, há vários aspectos a serem considerados quando se trata de escolher o tipo de ambiente ou hospedagem empresarial gerenciada para seu aplicativo ou usuários.

O uso de um ambiente de locação única ou a configuração de vários locatários dependerá de fatores como custo, quão personalizado o aplicativo deve ser para cada usuário e quem irá gerenciar a infraestrutura e mantê-la segura.

Ambientes de locatário único são realmente mais flexíveis, mas trazem custos adicionais. Ambientes multilocatários funcionam bem para atender a maioria dos usuários com mais eficiência. Ao decidir o que é certo para as suas necessidades, pense não apenas nas necessidades presentes, mas também em como elas serão no futuro. O planejamento para o crescimento é uma ótima maneira de dimensionar sua infraestrutura a longo prazo, evitando tomar uma decisão que pode assombrá-lo mais tarde.

Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil.

CLOUD EVOLUTION FORUM

A TI INSIDE promove dias 29 e 30 de setembro a 1a edição do Cloud Evolution Forum, a 1a edição do Cloud Evolution Forum, que  vai discutir os diferentes desafios que as empresas devem enfrentar para uma escolha adequada, executar e orquestrar workloads, gerenciar multinuvens, garantir segurança dos dados e aplicações, buscar melhor desempenho e custos eficientes. Mais informações em www.cloudevolutionforum.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.