Quatro tendências impulsionam a inovação de IA, segundo o Gartner

0
Segundo o Gartner, quatro tendências estão conduzindo inovações de inteligência artificial (IA) em curto prazo. A análise é resultado do mais recente estudo Hype Cycle for Artificial Intelligence 2021, que indica a de inteligência artificial responsável, abordagens com dados pequenos e amplos (Small e Wide Data), operacionalização de plataformas de IA e o uso eficiente de recursos de dados, modelos e cálculos como as grandes chaves para o futuro. 

 

As quatro tendências que estão impulsionando a inovação de inteligência artificial são:   

Inteligência Artificial responsável 

Confiança, transparência, justiça e capacidade de auditoria em relação às tecnologias de inteligência artificial continuam a ser fatores de importância pare este mercado. A intenção é que a IA seja mais justa, ainda que os dados sejam tendenciosos; confiável, apesar de métodos de transparência e explicação estejam evoluindo; e garantir conformidade regulatória. O Gartner espera que, em 2023, todo o pessoal contratado para o trabalho de desenvolvimento e treinamento de IA tenha que demonstrar excelência em "Inteligência Artificial responsável". 

Dados pequenos e amplos (Small e Wide Data) 

Dados formam a base do sucesso das iniciativas de IA. Abordagens com dados pequenos e amplos permitem análises e inteligências artificiais mais robustas, reduzem as dependências de organizações de big data e fornecem uma consciência situacional mais rica e completa. De acordo com o Gartner, em 2025, 70% das organizações serão compelidas a mudar seu foco de big data para dados pequenos e amplos, fornecendo maior contexto para análises e tornando a Inteligência Artificial menos faminta por dados. 

Operacionalização de plataformas de Inteligência Artificial 

A urgência e a criticidade de aproveitar a IA para a transformação dos negócios está levando à necessidade de operacionalização das plataformas. Isso significa mover os projetos de IA do conceito para a produção, de modo que as soluções possam ser utilizadas para resolver problemas de toda a empresa. 

Uso eficiente dos recursos 

Dada a complexidade e escala dos recursos de dados, modelos e cálculos envolvidos nas implantações de inteligência artificial, a inovação desta requer que esses recursos sejam usados em sua máxima eficiência. Multiexperiência, IA combinável, IA generativa e transformadores estão ganhando visibilidade neste mercado pela habilidade de resolver a ampla gama de problemas nos negócios de forma mais eficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.