Transformação digital no setor de mineração proporciona ganhos operacionais e financeiros

0
12

É fato que o segmento de mineração tem uma grande importância na economia do Brasil. Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados este ano pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), as mineradoras no país faturaram R$ 149 bilhões somente no primeiro semestre de 2021, e a estimativa é que a receita do setor mineral alcance a marca de R$ 300 bilhões até dezembro. Assim, é importante destacar que os resultados positivos vêm acompanhados de novas tecnologias que estão revolucionando esta área, possibilitando que empresas tomem decisões cada vez mais assertivas.

Em um cenário digital, as inovações estão diretamente relacionadas com o setor, já que novas ferramentas exigem novos minerais e que hoje, este pode contar com processos automatizados e diversos dados.

Atualmente, dentro da mineração, por meio de inteligência artificial é possível realizar análises preditivas e avaliar dashboards sobre a bolsa, o que é importante para negócios saberem o melhor dia para comprarem commodities e assim, realizarem uma melhor gestão financeira. Diversos processos podem ser automatizados com a inteligência artificial e a tendência é que cada vez mais, esta solução esteja ligada aos processos internos.

Além disso, com soluções eficientes, é possível otimizar o desempenho de ativos atuais, monitorar em tempo real o funcionamento de instalações e equipamentos com informações integradas e sistemas operacionais, reduzir perdas e aumentar a produtividade, identificar e priorizar problemas, ter uma visão aprofundada sobre as operações da mina, gerenciar as atividades de fábrica, usando dados e análises, entre outros benefícios. Com o data science pode-se fazer um monitoramento inteligente de todos os processos, o que possibilita tomadas de decisões eficazes.

Também é importante destacar que na mineração a integração vertical desde o campo até a empresa, e da engenharia até a de operações, possibilita o uso de todo o potencial da transformação digital, e é por isso, que ter parceiros experts que saibam fazer o processo da melhor forma e oferecer ferramentas de qualidade é essencial. Atualmente, já é possível integrar informações de diferentes sistemas em uma única plataforma com dashboards e relatórios.

Além disso, essa mudança que vem ocorrendo também tem gerado mais segurança para os colaboradores, reduzindo riscos e acidentes e trazendo melhores condições de trabalho por meio da possibilidade de operações remotas de variados processos.

Já a tecnologia em nuvem terceiriza a infraestrutura da gestão de serviços complexos, o que possibilita um maior controle de operações e capacidade de armazenamento sob demanda. Assim, custos mensais com ativos de TI são reduzidos e negócios não precisam se preocupar com espaços físicos para manter uma estrutura de hardware, por exemplo.
Posso concluir, portanto, que os benefícios das soluções tecnológicas para o setor de mineração são diversos e as empresas estão cada vez mais cientes disso, abraçando estas inovações que estão vindo para ficar. Por isso, as companhias que ainda não entraram de cabeça na transformação digital, precisam correr, pois até clientes e parceiros são capazes de perceber as vantagens desta revolução.

Armindo Sgorlon, empreendedor desde os 23 anos. O empresário possui MBA em Gestão Estratégica pela USP e acredita que a tecnologia é capaz de transformar todos os setores e negócios. Atualmente é CEO da SGA TI em Nuvem.

Deixe seu comentário