Facebook permitirá imagens chocantes com valor informativo e que sejam de interesse público

0

O Facebook anunciou que vai permitir a publicação de imagens mais explícitas e chocantes, desde que tenham valor informativo e sejam de interesse público.

"Nas próximas semanas, começaremos a permitir que mais itens que as pessoas acham interessantes, significativos ou importantes para o interesse público, mesmo que possam violar as nossas normas", disseram dois vice-presidentes da empresa, Joel Kaplan e Justin Osofsky, em um comunicado. "Temos a intenção de permitir mais imagens e relatos, mas sem que representem um risco para a segurança ou exposição para menores e gente que não deseje vê-las."

A decisão foi tomada depois de repetidas críticas de empresas de mídia, instituições de caridade e outras após a retirada de imagens importantes do site, sem aviso prévio ou a possibilidade de recurso. A empresa tem enfrentado tais críticas por anos, mas eles se tornaram mais intensas nos últimos dois meses depois que o Facebook apagou da rede a famosa foto de uma menina vietnamita nua correndo por uma estrada após ter sido ferida em um ataque com napalm à sua vila, em 1972, do fotógrafo Nick Ut, ganhadora do prêmio Pulitzer.

A controvérsia começou quando o Facebook, devido às suas regras sobre nudez, removeu essa foto do perfil do escritor de livros de suspense Tom Egeland. O jornal norueguês Aftenposten se uniu ao escritor e publicou a foto em sua página do Facebook, que também foi censurada, o que levou o editor chefe do jornal norueguês acusar Facebook chefe Mark Zuckerberg de censura.

Um mês depois, a rede social removeu o link de um post de uma notícia do Le Monde sobre câncer de mama porque foi ilustrada com a imagem de uma mamografia em que mamilo da mulher era visível. Depois das reclamações, o Facebook reinseriu a imagem e emitiu um pedido de desculpas a Swedish Cancer Society, mas ressaltou: "O seu anúncio não pode comercializar produtos ou serviços de sexo, nem produtos ou serviços adultos".

A Swedish Cancer Society reenviou o vídeo — um desenho animado, em que os "seios" eram representados apenas com círculos concêntricos cor-de-rosa — com as imagens editadas para representar os seios como quadrados rosa concêntricos. Esse vídeo não foi removido, e o Facebook mais tarde pediu desculpas, dizendo ao jornal britânico Guardian: "Nós estamos muito triste, nossa equipe processa milhões de imagens publicitárias a cada semana, e em alguns casos nós incorretamente proibimos os anúncios. Esta imagem não viola nossas políticas de anúncios. Pedimos desculpas pelo erro e ter deixado o anunciante sabe que estão aprovando seus anúncios".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.