Gerenciamento do desempenho de aplicativos: de volta às origens

0

Aparentemente, o gerenciamento do desempenho de aplicativos (APM) é definido simplesmente como o processo de manter a experiência do usuário aceitável em relação a determinado aplicativo. O principal objetivo é continuar mantendo a integridade e o bom funcionamento dos aplicativos. A confusão acontece quando você considera todas as interdependências e nuances do que constitui um aplicativo e tenta definir o que realmente é "bom o suficiente".

APM: A síntese do debate natureza versus cultura

Neste caso, "cultura" é o ambiente que consiste na infraestrutura e nos serviços de rede, bem como nos serviços de aplicativos compostos. Por outro lado, "natureza" engloba as funções em nível de código, as chamadas de procedimento e as consultas que formam o DNA do aplicativo. As complexidades da natureza e da cultura do aplicativo têm um papel importante no APM, porque é possível "ampliar a cultura" de um aplicativo ao criar com inúmeras soluções, plataformas e serviços de fornecedores. De modo similar, a natureza do aplicativo pode ser codificada com uma série de linguagens de programação e serviços de tempo de execução, chamadas de função e APIs. Independentemente do que é natureza e do que é cultura, o APM trabalha para manter o desempenho e a integridade do aplicativo. Com isso, já descartamos a pergunta que não quer calar: o que é "bom"?

Desafios para encontrar o que é bom para o APM

Cada datacenter é único; portanto, o bom desempenho e a boa integridade podem variar de uma organização para outra, até mesmo dentro do mesmo setor vertical. Além disso, obter um bom desempenho pode significar a adoção de uma série de veículos de implantação. Na realidade, de acordo com o Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2017, cada vez mais empresas estão adotando os serviços de nuvem pública para complementar os serviços de TI locais, o que resulta em um modelo de implantação híbrida de TI. Isso acrescenta mais níveis de complexidades à equação do APM, visto que a condição de "bom" agora depende dos outros provedores de serviço.

Além disso, dificilmente há uma explicação clara sobre o APM no discurso de marketing do fornecedor, que destaca os recursos em vez dos problemas que as soluções deles resolvem. Isso cria mais trabalho ao nomear e criar construções de tecnologia semelhantes como algo diferente, forçando os profissionais de TI a normalizar os serviços e as tecnologias de vários fornecedores e provedores de serviços de nuvem. Quem tem tempo para isso? Ainda assim, isso tem que ser feito para garantir que a melhor solução seja escolhida para o aplicativo.

Complicar ainda mais a natureza do APM é outro desafio. Em TI, otimizar-se para tudo significa que você está se otimizando em vão. Trata-se da natureza dos aplicativos de TI, que são desenvolvidos para solicitar recursos ou serviços para realizar o trabalho. Os aplicativos não se importam com a quantidade de recursos ou serviços necessários, desde que o trabalho seja feito. Considere o quanto as empresas exigem para gerir seus negócios, e a equação do APM se transforma em uma equação diferencial multivariável com uma solução que, em si, já é uma equação. Como as organizações de TI conseguem o sucesso do APM em meio a todas as mudanças de variáveis?

Sucesso do APM

A chave para um APM bem-sucedido é ter protocolos adequados para definir decisões orientadas por dados e, em seguida, colocá-las em prática. Esses protocolos incluem monitoramento com disciplina para determinar as linhas de base operacionais do ecossistema do aplicativo, relatório de tendências para detectar anomalias e desempenho abaixo do esperado e rastreamento de código para ajudar a garantir que a Qualidade do Serviço (QoS) seja sempre atendida sem que os profissionais de TI tenham de pagar mais por tempo e recursos ao otimizar o código do aplicativo. As equações diferenciais podem ser um processo de engenharia importante, mas não deixe que essa seja a base de sua estratégia de APM. Os profissionais de TI não têm tempo nem recursos para resolver equações complexas além de tudo o que eles têm que integrar e fornecer continuamente.

Conclusão

Independentemente de como o APM é definido pelos especialistas, analistas, fornecedores e até mesmo profissionais de TI, o objetivo principal é que o aplicativo funcione perfeitamente. Quando essas condições são atendidas, é quase certo que as expectativas do usuário final sejam atendidas.

Kong Yang, head Geek da SolarWinds.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.