Publicidade
Início Segurança News (Segurança) PROTESTE pede criação de Autoridade Nacional de Proteção de Dados em agenda entregue...

PROTESTE pede criação de Autoridade Nacional de Proteção de Dados em agenda entregue a parlamentares

0
Publicidade

Nos últimos anos, empresas e pessoas físicas têm sofrido inúmeros ataques à privacidade na internet. Isso se deu por conta do interesse nos chamados dados pessoais, considerados verdadeiros tesouros digitais, fundamentais e indispensáveis hoje em dia para a modelagem de novos negócios.

Com esse despertar, centenas de cibercriminosos passaram a vender ilegalmente informações de milhões usuários, incluindo o compartilhamento de dados sensíveis. Desta forma, empresas podem descobrir o real desejo de seu público.

Em vista da periculosidade do uso indevido dessas informações, surgiu a necessidade de uma Lei Geral de Proteção de Dados. A PROTESTE, associação de consumidores, trabalha então no debate da PL 53/2018 que trata dessa Lei, defendendo a proteção especial dos dados sensíveis, cujo tratamento pode ocasionar discriminação — por se referirem à orientação sexual, crenças religiosas, ou questões filosóficas, morais, até mesmo opiniões políticas.

Além disso, a associação criou Agenda do Consumidor, documento criado com sugestões de 10 temas críticos que devem ser tratados nos próximos quatro anos.  Nos textos, a PROTESTE defende a contrapartida adequada dos lucros gerados por negócios que utilizam os dados de usuários, bem como a criação de um órgão regularizador, a fim de fiscalizar condutas irregulares relacionadas quanto ao tratamento dos dados.

Agenda do Consumidor

O documento tem sugestões em 10 pontos críticos para melhorar as relações de consumo no país. O documento foi enviado aos presidenciáveis e também aos deputados federais e senadores, que integram comissões de Defesa do Consumidor na Câmara e no Senado.

A Agenda do Consumidor também aborda assuntos como: energia, tributos, saúde, telecomunicações, crédito ao consumidor, proteção de dados, cadastro positivo, rotulagem de alimentos, correios e saneamento básico. Para conferir o conteúdo completo da agenda, basta acessar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile