Publicidade

    Tecnologia conquista consumidor de supermercados, revela estudo

    0
    Publicidade

    O consumidor de supermercados está aderindo à tecnologia. De acordo com o novo estudo sobre Varejo Alimentar da CVA Solutions, o número de consumidores que compram alimentos, bebidas e produtos de limpeza pela internet aumentou 42% e o de compras com aplicativos dobrou, entre 2017 e 2018. Essa é apenas uma das conclusões do estudo que consolida cada vez mais a preferência geral dos consumidores pelos atacarejos e minimercados, além da valorização das lojas regionais.

    Programas de fidelidade e e-mail marketing direcionados e personalizados, também têm gerado impacto positivo em vendas. E no extremo oposto, dentro das lojas físicas, os problemas que mais incomodam os consumidores, além do preço alto, continuam sendo as filas nos caixas, falta de produtos, estacionamento lotado e falta de sinalização ou erro no preço.

    A pesquisa CVA foi realizada em setembro de 2018, quando foram entrevistadas 7.800 pessoas de todo o país e mostrou que Atacadão e Assaí continuam liderando em Força da Marca, e estão entre os líderes em Valor Percebido e recomendação.

    “Todos buscam economia, qualidade e conveniência. Por isso, para conseguir boa economia, as pessoas devem se reunir com amigos para fazer compras maiores, especialmente de alimentos da cesta básica e produtos de limpeza em atacarejos. Além disso devem usar os aplicativos dos super e hipermercados e buscar promoções e descontos”, observa Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.

    Objetivo do estudo

    O estudo mostra o comportamento e hábitos dos clientes do varejo alimentar e é realizado pelo oitavo ano consecutivo. Os estudos da CVA Solutions têm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais setores e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a Força da Marca dos principais varejistas.

    Varejos citados

    Foram citados na pesquisa mais de 70 nomes de hipermercados, supermercados e atacarejos, entre eles: Angeloni, Arco Íris, Assaí, Atacadão, Atakarejo, Bahamas, Bergamini, Big, Bompreço, Bourbon, Bretas, Carrefour Hipermercado, Carrefour Supermercado, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carvalho, Compre Bem, Comper, Condor, Coop, DB, Dia%, Epa, Extra Hipermercado, Extra Supermercado, Extra Minimercado, Frangolândia, G. Barbosa, Giassi e Cia, Guanabara, Hortifruti, Líder, Lopes, Makro, Maxxi, Mundial, Nordestão, Pão de Açúcar Supermercado, Prezunic, Ricoy, Sam’s, Savegnago, Sonda, Supermercados BH, Super Muffato, Tático, Todo Dia, Walmart, Zaffari e outros.

    Nota muito boa entre 49 setores da economia

    Em 2018, o segmento de Varejo Alimentar aparece na 14ª posição entre os 49 setores do mercado pesquisados pela CVA Solutions. Sua nota é 8,39, em uma escala de 1 a 10, maior do que em 2017, quando foi de 8,34.  O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Micro-ondas (nota 8,87) e os piores como Planos de Saúde (6,93) e PVA (satisfação de funcionários de empresas (6,28).

    Valor Percebido

    O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi atribuído à marca regional Giassi (Sul), com índice de 1,06, seguido pelo Bourbon (Sul). Mas o destaque é para o Carrefour Hipermercado, que cresceu de 1,01 para 1,03, e está agora com a terceira posição em Valor Percebido.

    Força da Marca

    A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é pela quinta vez do Atacadão, agora com 15% (dois pontos percentuais maior do que em 2017). Assaí manteve a segunda posição e cresceu de 5,6% para 9%. E o Carrefour saltou para a terceira posição, agora com 5,8%, frente aos 4,4% de 2017

    “O desempenho do Atacadão e do Assaí, tanto em Valor Percebido quanto em Força da Marca, vem se mostrando bastante consistente, demonstrando a adequação à situação econômica do país. Mas o destaque nesse ano é para o Carrefour que cresceu em Força da Marca e para o Carrefour Hipermercado, que está agradando muito ao seu consumidor em Valor Percebido”, afirma o sócio diretor da CVA Solutions.

    Aplicativos de compras e Programas de Fidelidade

    O consumidor está cada vez mais aderindo à tecnologia. O número de pessoas que já usam um aplicativo para receber compras em casa praticamente dobrou: de 9,9% para 18,3%. O aplicativo do próprio supermercado ainda é o mais usado, para 76,7% dos entrevistados. Mas já são citados o Superlist (9,2%), Supermercado Now (7,3%), Home Refil (5,6%) e Meu Mordomo Online (5,4%).

    As compras pelo e-commerce também cresceram cerca de 42%. Dos entrevistados 33% dizem que também compram pela internet, mas em 2017 esse número era de 23%. Nessa opção, o Extra domina, com 4,8%, seguido pelo Carrefour (3,4%), pelo Wallmart (3,2%) e Pão de Açúcar (1,1%).

    Os Programas de Fidelidade continuam se mostrando eficazes. Quase 24% dos consumidores participam de algum programa de fidelidade de supermercados. Mas os destaques são para o Pão de Açúcar e Extra. No Supermercado Pão de Açúcar, 67,6% de seus consumidores que concentram a compra neste varejista participam do programa de fidelidade e no Extra Hipermercado eles são 63,6%.

    “Fidelizar o consumidor com programas, incentivar o uso de aplicativos com descontos e realizar o envio de e-mail marketing com promoções e ofertas direcionadas e personalizadas são muito eficientes”, observa Sandro Cimatti.

    Problemas nas lojas

    Mas no mundo físico, dentro das lojas, os consumidores continuam enfrentando problemas e reclamando. Fila nos caixas é a principal reclamação de 29,8%. Mas também desagradam a falta do produto desejado (21,3%), o estacionamento lotado (15,1%), produto sem preço (11,6%), produto com preço diferente ao sinalizado (10%), falta de atendentes (8,6%), entre outros.

    Os varejistas que menos tiveram problemas reportados pelos seus consumidores foram: Bourbon, Giassi e Zaffari.

    “Os donos de supermercados têm que manter o preço baixo, mas também devem estar atentos aos problemas que incomodam seus clientes, como filas, falta de preços, estacionamento lotado, falta de produtos e falta de atendentes”, observa Cimatti.

    Recomendação Líquida

    Em recomendação líquida, que revela a probabilidade de o cliente recomendar o supermercado para um parente ou amigo, o Sams  lidera com 71%. Mas Atacadão e Assaí também são indicados por mais de 60% de seus clientes. No Bourbon esse número chega a 57,7% e no Carrefour Hipermercados a 52,9%.

    Frequência de compras

    Os consumidores vão menos de uma vez por semana, em média, ao supermercado (0,96 vez/semana). Nos supermercados mini a média é de 1,7 vezes por semana. Já nos atacarejos, essa média é de 0,5 por semana, ou seja, uma vez a cada quinze dias, já que as compras são grandes. No Extra Minimercado, essa média é de 1,71. No Pão de Açúcar Supermercado é 1,33. No Carrefour Hipermercado é 0,98. No Wallmart, 0,84. No Assaí, 0,67 e no Atacadão 0,59.

    “Isso confirma o novo hábito do consumidor de complementar as compras em estabelecimentos menores e melhor localizados depois de realizar as principais compras nos atacarejos e hipermercados, que ficam em geral mais distantes”, informa Sandro Cimatti.

    Index de Preços

    Com nota 8,27, o Atakarejo (da Bahia) lidera esse ano o Index de preços (preços mais baratos), feito a partir da constatação do consumidor de que é a loja mais barata da sua região. O Assaí alcançou a segunda posição, com nota 8,07, seguido pelo Atacadão (8,03). Dia% tem nota 7,81, Carrefour Hipermercado 7,46 e Extra Supermercados 7,20.

    RANKING 2018: Valor Percebido e Força da Marca

    Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º – Giassi; 2° – Bourbon; 3º – Carrefour Hipermercado; 4º – Bahamas; 5º – Atacadão; 6º – Guanabara; 7º – Mundial; 8º – Makro; 9º Savegnago; 10º – Assaí.

    Força da Marca (% de Melhor Supermercado – % Pior Supermercado): 1º – Atacadão; 2° – Assaí; 3º – Carrefour; 4º – Extra; 5º – Guanabara; 6º – Walmart; 7º – Zaffari; 8º – Atakarejo; 9º – Savegnago; 10º – Condor.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile