Mastercard propõe pacto de responsabilidade de dados entre empresas

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Nove de cada dez pessoas dizem que a privacidade dos dados é importante para elas, de acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Mastercard, mas apenas um quarto delas dizem que as empresas estão fazendo um trabalho muito bom ao lidar com os dados das pessoas.

A Mastercard anunciou nesta quinta-feira, 24, lançamento do Imperativo de Responsabilidade por Dados para promover um diálogo sobre como as organizações podem trabalhar juntas para fechar essa lacuna, convidando outras organizações a se unirem a elas no esforço. A iniciativa depende do estabelecimento de um conjunto básico de princípios que orientam a coleta, o gerenciamento e o uso de dados de maneira ética.

"Na acelerada economia digital de hoje, enfrentamos circunstâncias nunca antes vistas que testam diariamente a nossa ética", disse JoAnn Stonier, Diretora de Dados da Mastercard. "Precisamos de altos padrões de dados que nos permitam enfrentar essas situações de frente, sabendo que nossas práticas são sólidas, consistentes e baseadas no tratamento de indivíduos e de seus dados com decência. Para a Mastercard, esse compromisso começa em casa, e estamos incorporando esses princípios na forma como fazemos negócios – todos os dias".

A iniciativa se baseia na premissa de que as empresas têm responsabilidade perante os indivíduos, entre si e com a sociedade como um todo na maneira como gerenciam seus dados.

A Mastercard propõe seis responsabilidades por dados que ajudarão a fornecer programas sustentáveis de dados projetados para melhor navegar pelos desafios e oportunidades da economia digital – e como fazer com que a economia digital funcione para todos, em qualquer lugar. Esses princípios visam complementar – e não substituir – a conformidade regulatória.

As Seis Responsabilidades por Dados

Segurança e Privacidade

As empresas devem defender as melhores práticas disponíveis de segurança e privacidade

Transparência e Controle

As empresas devem explicar de maneira clara e simples como coletam, usam e compartilham os dados de indivíduos e dar a estes a capacidade de controlar seu uso

Responsabilização

As empresas devem manter os interesses dos consumidores no centro de suas práticas de dados

Integridade

A empresa precisa ser ser consciente na maneira como usa os dados, a fim de minimizar vieses, imprecisões e consequências não intencionais

Inovação

As empresas devem inovar constantemente para garantir que os indivíduos se beneficiem do uso de seus dados através de melhores experiências, produtos e serviços

Impacto Social

As empresas devem usar dados para identificar necessidades e oportunidades a fim de causar um impacto positivo na sociedade

De acordo com a pesquisa, uma organização comprometida com esses princípios ajudaria a gerar confiança em mais de 90% dos indivíduos. Consumidores da Índia e do Brasil são muito mais positivos sobre o manuseio de dados pessoais, e mais de 50% dos consumidores dizem que teriam mais chances de usar uma empresa que seja transparente no uso dos dados. Com esses resultados, a 'responsabilidade corporativa pelos dados' – CDR – pode se tornar a responsabilidade social corporativa do século XXI.

A Mastercard se compromete com esses princípios, garantindo que os dados pessoais sejam aproveitados apenas de maneiras éticas, compatíveis com o ambiente regulatório e que melhorem a experiência do consumidor. Hoje, na Mastercard, isso inclui:

*Múltiplas camadas de segurança, incluindo tokenização e criptografia, para proteger as informações,

*Expansão das proteções do Regulamento Global de Proteção de Dados da UE (GDPR) globalmente, incluindo o portal My Data, para que indivíduos em todo o mundo possam ver e gerenciar quais informações pessoais são detidas pela Mastercard,

*Desenvolvimento de uma solução de anonimização de primeiro nível – a confiança de dados Trata – que protege a privacidade ao habilitar a análise de dados sob o GDPR,

*Incorporação dos princípios de responsabilidade por dados em seu processo de desenvolvimento de produtos,

*Mecanismos robustos de transferência de dados, incluindo Regras Corporativas Vinculantes (Binding Corporate Rules – BCRs) para transferências de dados pessoais globalmente, e certificações nos sistemas da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico – uma das poucas empresas a realizar ambos,

*Fornecimento de controles do uso de dados, incluindo opt-outs para dados usados em marketinganálise de dados e análise da internet usando formulários online,

*Dados abrangentes para um bom programa liderado pelo Centro de Crescimento Inclusivo (Center for Inclusive Growth), ajudando a aumentar a capacidade de ciência de dados dos setores social e cívico por meio de parcerias com organizações como a Fundação Rockefeller.

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