Portos latino americanos integram plataforma blockchain para ganhar participação no comércio global

0

Cinquenta 50 portos e terminais de diferentes países da América Latina estão trabalhando com a plataforma TradeLens, criada pela IBM e Maersk baseada em blockchain, segundo informação foi divulgada nesta quinta-feira, 24, pela IBM.

Com cinco das seis maiores linhas globais de transporte de contêineres, representando mais da metade da capacidade global de embarcações, o TradeLens permite a colaboração entre parceiros comerciais, gerando mais eficiência e insights em toda a cadeia global de comércio, digitalizando os fluxos de documentação comercial.

Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cerca de 90% do comércio mundial tem um porto como origem e destino. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) indica que, em 2018, a atividade dos principais portos de contêineres da América Latina ultrapassou 53 milhões de TEUs, medida para calcular o volume de contêineres e unidade equivalente a 20 pés, atingindo quase 10% da produção mundial.

"Nas últimas décadas, a região experimentou um avanço na operação de seus portos, aumentando a eficiência operacional em mais de 20%. No entanto, ainda estamos longe de países mais avançados", afirma Natalia de Greiff, vice-presidente de Cloud and Cognitive Software da IBM América Latina. "Estamos trazendo o TradeLens para nossa região para continuar nesse caminho de crescimento, usando IBM Blockchain em IBM Cloud para posicionar a América Latina nas grandes ligas comerciais do mundo".

O TradeLens está reinventando toda a cadeia de comércio, interligando exportadores, linhas de navegação, operadores portuários e terminais, transporte terrestre e autoridades alfandegárias, através do acesso em tempo real a documentos de envio de dados, o que traz mais eficiência operacional e análise de eventos em tempo real. Atualmente, o TradeLens processa cerca de 10 milhões de eventos por semana.

Modelo de colaboração conjunta para maximizar a adoção regional
Terminal Zárate, o primeiro porto privado da Argentina com mais de 2 milhões de m2 de superfície, forma um complexo portuário com tecnologia e equipamentos de alta produtividade para operação de contêineres e integrou-se ao TradeLens para gerar maior agilidade, transparência e rapidez no acesso à informação, além de gerar insights sobre os dados obtidos para todo o transporte marítimo que passa pelo porto.

Já o Terminal Puerto Rosario, o porto multiuso com a melhor conectividade da Argentina, em seus mais de 67 hectares, possui uma grande capacidade de armazenamento de granéis sólidos e líquidos, além de um terminal de contêineres que foi recentemente expandido com infraestrutura e tecnologia de ponta, incluindo o scanner mais eficiente da América Latina.

O primeiro porto a incorporar o sistema Revolver para transporte e armazenamento de granéis por meio de contêineres de despejo – e que já está incorporando inteligência artificial – continua seu processo de digitalização e inovação e se integra ao TradeLens para usar a rede blockchain para monitorar a carga e descarga de contêineres.

O Terminal de Buenaventura (TCBUEN) faz parte do grupo GEPSA e APMT, que opera mais de 75 portos em todo o mundo. O terminal oferece cross docking, enchimento, inspeções, serviços exclusivos para o segmento de café e açúcar que representam quase 30% das exportações pela Buenaventura. Por esse motivo, a incorporação ao TradeLens não apenas ajuda o porto no monitoramento das transações de carga, mas também a interagir com mais eficiência por meio do acesso em tempo real aos documentos de envio de dados, incluindo IoT e dados de sensores, desde o controle de temperatura até o peso do contêiner.

No Porto de Santos, um dos maiores complexos portuários da América Latina, responsável pela movimentação de cargas de um terço das bolsas comerciais brasileiras, o primeiro parceiro, Santos Brasil, integrou-se ao TradeLens para gerar insights sobre os mais de 1,6 milhões de TEUs que seu terminal 'Tecon Santos' deve operar em 2019.

Terminal Pacífico Sur Valparaíso, o principal terminal de contêineres do Chile, tornou-se a primeira entidade no Chile a usar o TradeLens para melhorar os processos tradicionais baseados em papel. Nesse sentido, os operadores de terminal o utilizam para obter uma capacidade visível e de curto prazo dos dados de maneira segura e rápida.

Terminal Internacional San Vicente (SVTI) é o primeiro porto da região de Biobío e o segundo terminal no Chile a aderir à plataforma TradeLens, para trocar dados operacionais entre os diferentes segmentos da cadeia logística, proporcionando maior segurança, confiança e eficiência operacional.
"Nosso trabalho com a TradeLens e outras empresas do ecossistema do comércio global como terminais, entidades governamentais, empresas de transporte terrestre, entre outros, mostrou que o blockchain está sendo usado para formar uma rede forte e conectada, na qual todos os membros ganham ao compartilhar dados importantes. Juntos, podemos transformar a maneira como o comércio é realizado em toda a região", afirma Martín Hagelstrom, executivo de blockchain da IBM América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.