Cubanos em busca de tecnologias para inclusão digital

0

Pressionado pelas dificuldades impostas pelas barreiras comerciais levantadas pelos Estados Unidos, o governo de Cuba está buscando caminhos alternativos para inserir sua população dentro de um programa de inclusão digital do conhecimento.

Marisel Sosa e Mayra Marina Sánchez Barreto, diretoras da Casa Consultora Disaic, empresa de consultoria cubana, estiveram em Brasília conhecendo o know-how brasileiro em tecnologias sociais para democratizar e universalizar o acesso da população à comunidade virtual, e abrir canais de informação entre a sociedade e o setor produtivo daquele país.

Contratadas pelo Ministério Siderúrgico-Mecânico de Cuba para levar as experiências brasileiras ao país , as diretoras visitaram o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e também conheceram as iniciativas dos tele-centros comunitários.

As dirigentes fizeram uma visita ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde foram recebidas pelo diretor do Instituto, Emir Suaiden, e pelo chefe da assessoria de Cooperação Técnico-Científica, Paulo Siqueira.
Na exposição geral sobre as atividades do Ibict, Paulo Siqueira apresentou várias ações que podem vir a configurar, no futuro, possibilidades de parcerias ou intercâmbio entre o Brasil e Cuba, como o Prossiga, o Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) e o Cana lCiência. Também foram demonstrados todos os esforços empreendidos pelo Ibict para acentuar o processo de inclusão social e digital da população brasileira.

?Estamos dando prioridade à questão da inclusão social. Há muita gente em nosso país que não tem oportunidade de emprego e renda e nem mesmo de informação. Por isso, estamos dedicados a aprimorar mecanismos e metodologias que possibilitem a inclusão digital como instrumento de inclusão social?, salientou o diretor do Ibict.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.